Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deverá estar adequado com as seguintes normas:
    - Espaçamento 1,5
    - Fonte Times New Roman 12
    - O texto deverá ter entre 15-25 páginas (a contagem de páginas começa pela folha de resumos, e inclui todas as ilustrações e referências).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os manuscritos serão submetidos pelos autores de forma eletrônica (e apenas desta forma), à apreciação do Conselho Editorial para que realize o parecer técnico (em número mínimo de dois pareceres por proposta). A Editoria da Revista lançará mão (caso necessário) de especialistas convidados, na qualidade de consultores ad hoc, que poderão sugerir modificações antes de sua publicação.

A Revista proporciona acesso aberto a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas, gera maior intercâmbio global de conhecimento.

Todo o conteúdo da Revista Brasileira de Ontopsicologia – Brazilian Journal of Ontopsychology, ISSN 2764-9318, está licenciado sob uma Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.

Originalidade: os manuscritos deverão ser originais, relacionados à Ontopsicologia, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Filosofia, Educação e Pedagogia, Administração, Direito, Física dentre outras.

Uso de Inteligência Artificial (I.A): no momento da submissão, em arquivo separado, complementar, deverá ser mencionado pelos autores que ferramenta de Inteligência Artificial (I.A) foi utilizada na produção do manuscrito, bem como, salientar detalhadamente em que parte e para que fins fez-se o seu uso. 

Categorias: os manuscritos devem se enquadrar nas seguintes categorias:

- Relato de Pesquisa (artigo): relato de investigação científica, com uso de dados empíricos. Devem seguir a seguinte estrutura: Introdução; Fundamentação Teórica; Método; Discussão e Resultados; Considerações Finais. Em artigos científicos atuais a fundamentação teórica pode também já ser apresentada conjuntamente no momento da Introdução.

- Revisão Crítica de Literatura: análise abrangente da literatura científica, com síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, respondendo a alguma pergunta específica e de relevância. Descreve o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados.

- Estudo Teórico ou Histórico: análise crítica de construtos teóricos ou análise de cunho histórico sobre um determinado tema na área de Ontopsicologia e suas discussões e aplicações interdisciplinares. Busca achados para crítica e apresenta sua própria interpretação as informações.

- Tradução: radução de texto inédito (preferencialmente em domínio público ou sob autorização expressa), ou republicação de texto relacionado aos temas tratados na Revista. Esta categoria fica a cargo da Editoria, podendo ser sugerida por outros interessados.

- Resenha: resenha de textos de autores clássicos. 

 

Autoria
Em relação à autoria, o crédito de autoria deverá ser baseado em contribuições substanciais, tais como: a) concepção e desenho; b) análise e interpretação dos dados e discussão dos resultados; e c) revisão e aprovação da versão final do artigo. Importante destacar que não se justifica a inclusão de nomes de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima.

A Revista Brasileira de Ontopsicologia – Brazilian Journal of Ontopsychology não publica mais que 1 (um) artigo do mesmo autor (tanto na posição de autor principal, quanto na de coautor) no mesmo número. Esse procedimento visa aumentar o número de temas e de colaborações provenientes de autores nacionais e internacionais.

Plágio: A Revista Brasileira de Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology verificará, por meio da ferramenta de detecção de plágio, todos os artigos submetidos antes de enviar para a revisão por pares.

Redes Sociais: Para uma maior disseminação do seu conteúdo, a Revista Brasileira de Ontopsicologia solicita aos autores que, após a publicação do manuscrito, divulguem seus artigos nas redes sociais abaixo, entre outras:

ResearchGate – http://www.researchgate.net/

Academia.edu – https://www.academia.edu/

Mendeley – https://www.mendeley.com/

Google Acadêmico –https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR

 

FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS

A Revista Brasileira de Ontopsicologia – Brazilian Journal of Ontopsychology adota, em geral, normas de publicação baseadas nas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais especificamente a NBR 6023 de 2018 (14/11/2018), que podem ser acessadas em: https://faculdadeam.edu.br/Content/upload/biblioteca/ABNT-NBR-6023-2018-Referencias-Elabo-20181117182615.pdf

Os manuscritos poderão ser redigidos em português, italiano, inglês ou espanhol. Todos os originais deverão incluir título e resumo em português, inglês e espanhol.

 Estrutura do texto: o texto deve ser preparado em:

- Espaçamento 1,5

- Fonte Times New Roman 12

- O texto deverá ter entre 15-25 páginas (a contagem de páginas começa pela folha de resumos, e inclui todas as ilustrações e referências).

Abstract: O abstract deve obrigatoriamente constar em: português, inglês e espanhol. 

Arquivo: 

- O arquivo deverá ser gravado em editor de texto similar à versão 2010 do Word;

- O papel deverá ser de tamanho A4 com formatação de margens de 3cm (superior e esquerda) e de 2cm (inferiores e direita), recuo da primeira linha do parágrafo de 1,25cm;

- A numeração das páginas deve ser feita no canto superior direito;

- A formatação das referências deverá facilitar a tarefa de revisão e de editoração. Para tal, deve-se utilizar espaçamento e fonte similar ao texto;

- A apresentação de informações numéricas e estatísticas, bem como a elaboração de tabelas e figuras deverá seguir o que é exigido na NBR 6023.

Especificações do Manuscrito:

Epígrafe: quando for necessária, poderá ser apresentada, em letra normal, com espaçamento simples, fonte Times New Roman 10, e alinhamento à direita. O nome do autor da epígrafe deverá aparecer em itálico, seguido da referência da obra.

Nomenclaturas e Abreviaturas: usar somente as oficiais. O uso de abreviaturas e de siglas específicas ao conteúdo do manuscrito deverá ser feito com sua indicação entre parênteses na primeira vez em que aparecem no manuscrito, precedida da forma por extenso.

Notas de rodapé: deverão ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no manuscrito com numerais arábicos sobrescritos e aparecerem na mesma página em que forem mencionadas.

Citações:

- As citações poderão ser diretas (quando o autor utiliza-se de um texto original para extrair a citação, podendo reproduzi-lo literalmente): neste caso, se contêm até 3 (três) linhas, devem estar entre aspas e incorporadas ao texto. Em sendo mais de 3 linhas, devem estar destacadas com entrada em 4cm (quatro), sendo em bloco a parte, com tamanho da fonte 10. Devem ser seguidas do sobrenome do(s) autor(es) em letras maiúsculas, ano, página (Meneghetti, 2010, p. 36);

- As citações poderão ser indiretas: nas quais o autor irá interpretá-lo, resumi-lo ou traduzi-lo, ou extrair uma informação de uma fonte intermediária. Neste caso usa-se referenciar com sobrenome do(s) autor(es) em letras maiúsculas, ano (Meneghetti, 2010). As citações devem respeitas as normas NBR 6023 (2018).

Referências:

Essa é a denominação a ser utilizada, não utilize Bibliografia. As referências seguem as normas NBR 6023 (2018), devem ser listadas em ordem alfabética por sobrenome de autor na lista de Referências ao final do artigo. A fonte deverá ser em tamanho 12, espaçamento simples, sem deslocamento.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Autores que publicam na Revista Brasileira de Ontopsicologia concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Política de Acesso Livre).

 POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados na Revista Brasileira de Ontopsicologia serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.