O CASO BERNARDO: REFLEXÕES SOBRE A ORIGEM DO DESVIO PSICOLÓGICO E PROPOSTAS DE SOLUÇÃO, PELA ÓTICA CRUZADA DO DIREITO E DA ONTOPSICOLOGIA

Autores

  • Rhayssa da Silva Oliveira Faculdade Antonio Meneghetti
  • Annalisa Cangelosi Faculdade Antonio Meneghetti / Università degli Studi di Roma “La Sapienza”

DOI:

https://doi.org/10.18815/revbo.v4i06.106

Palavras-chave:

Caso Bernardo; Família; Ontopsicologia; Sociedade.

Resumo

A formação da nossa personalidade começa na família e na sociedade, moldando quem somos. Desde pequenos, somos influenciados pelas dinâmicas sociais e familiares que nos protegem e ensinam como agir e quais expectativas seguir. Para nos libertarmos desses condicionamentos, é necessário um processo consciente de autoconhecimento e compreensão da autêntica identidade, afastando-nos dos estereótipos impostos para alcançar a nossa autenticidade. Isso fortalece a nossa individualidade e nos capacita a tomar decisões importantes, contribuindo significativamente para a sociedade. A Ontopsicologia valoriza o desenvolvimento autêntico do ser humano, guiando-nos na busca pela realização pessoal e excelência. Ao compreender a nossa essência, somos capazes de viver uma vida plena, em harmonia conosco e com o mundo ao nosso redor. Relacionando isso ao Caso Bernardo, pessoas que desde o seu nascimento não foram educadas para serem autênticas acabam por ter as suas escolhas influenciadas por estereótipos da sociedade. Este trabalho procura apresentar alguns conceitos chave da teoria ontopsicológica da personalidade, em um diálogo com a ciência do Direito, trazendo exemplos práticos derivados do Caso Bernardo Boldrini.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rhayssa da Silva Oliveira, Faculdade Antonio Meneghetti

Graduanda em Direito pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF)

Annalisa Cangelosi, Faculdade Antonio Meneghetti / Università degli Studi di Roma “La Sapienza”

Doutora em Pedagogia Experimental (Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, Itália); Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia); Especialista em Ciências Motoras e Esportivas e Bacharela em Educação Física (Università degli Studi di Roma “Foro Italico”, Itália); Professora e Pesquisadora nos Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), Brasil; Formadora em Ontopsicologia, para estudantes e profissionais em instituições internacionais públicas e privadas. Integrante do Laboratório “Diálogo sobre Hard Cases: o encontro entre Direito e Ontopsicologia”.

Referências

MAY, Rollo. O Homem à procura de si mesmo. Petrópolis: Vozes, 1990.

MENEGHETTI, Antonio. A feminilidade como sexo, poder, graça. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, Antonio. Nova Fronda Virescit: introdução à ontopsicologia para jovens. v. 1. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2006.

MENEGHETTI, Antonio. Ontopsicologia Clínica. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

MENEGHETTI, Antonio. Os jovens e a ética ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária,2013.

SCHUCH, Maria Alice. Mulher Aonde vais? Convém? Porto Alegre: Editora da Autora, 2013.

VIDOR, Alécio. Relação entre pais e filhos: a origem dos problemas. Recanto Maestro, São João Polêsine: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

da Silva Oliveira, R., & Cangelosi, A. (2024). O CASO BERNARDO: REFLEXÕES SOBRE A ORIGEM DO DESVIO PSICOLÓGICO E PROPOSTAS DE SOLUÇÃO, PELA ÓTICA CRUZADA DO DIREITO E DA ONTOPSICOLOGIA. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 4(06), 56–68. https://doi.org/10.18815/revbo.v4i06.106