A DECLARAÇÃO FINAL DA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE POLÍTICAS CULTURAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNESCO DE 2022 E OS EXEMPLOS DE DOIS PROJETOS EDUCACIONAIS E CULTURAIS DA FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI: UMA CORRELAÇÃO POSSÍVEL ENTRE PRINCÍPIOS GLOBAIS E
DOI:
https://doi.org/10.18815/revbo.v4i06.115Palavras-chave:
UNESCO, cultura, Fundação Antonio Meneghetti, Ontopsicologia, música, literaturaResumo
O presente artigo apresenta uma reflexão acerca das correlações possíveis entre a declaração final da Conferência Mundial sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável (MONDIACULT) de 2022, organizada pela UNESCO, e dois projetos culturais e educacionais desenvolvidos pela Fundação Antonio Meneghetti, nomeadamente, os projetos Despertando a Formação Inteligente por Meio da Leitura e Orquestra Jovem Recanto Maestro. Em paralelo ao movimento da UNESCO em organizar uma série de reuniões regionais, em 2024, para preparar a próxima MONDIACULT, que ocorrerá em 2025, e persiste na defesa de que a cultura tenha um papel mais protagonista nas metas de desenvolvimento sustentável a partir da agenda pós 2030, torna-se importante refletir sobre exemplos locais de projetos práticos de sucesso que incentivam o papel da cultura como motor para a educação para o desenvolvimento sustentável. É o caso dos projetos desenvolvidos pela Fundação Antonio Meneghetti, organização com status consultivo especial junto ao ECOSOC da ONU desde 2018. Na Fundamentação Teórica, são abordados os documentos frutos da MONDIACULT, as considerações acerca da cultura recentemente publicadas pela UNESCO, o aporte da Ciência Ontopsicológica para a compreensão de uma cultura humanista. A metodologia aplicada é bibliográfica e documental. Os resultados e discussão apresentam os dois projetos estudados e realizam uma breve reflexão histórica acerca da relevância deles neste cenário global. A conclusão aponta para a necessidade de estudos mais amplos sobre a temática, abrangendo mais documentos da UNESCO, e maior pesquisa de campo acerca dos projetos estudados.
Downloads
Referências
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002
MENEGHETTI, Antonio. Do Humanismo Histórico ao Humanismo Perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014a.
MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014b.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Final Declaration of the UNESCO World Conference on Cultural Policies and Sustainable Development – MONDIACULT 2022. Mexico City:
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. UNESCO World Conference on Cultural Policies and Sustainable Development – MONDIACULT 2022. 2022. Disponível em: https://www.unesco.org/sites/default/files/medias/fichiers/2022/10/6.MONDIACULT_EN_DRAFT%20FINAL%20DECLARATION_FINAL_1.pdf?hub=171169. Acesso em: 14 dez. 2024.
UNITED NATIONS. Convention on the Rights of the Child. Geneva: United Nations, 1989. Disponível em: https://www.ohchr.org/sites/default/files/crc.pdf. Acesso em 14 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ontopsicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.