A INFORMAÇÃO DA COR NO AMBIENTE: EFEITOS PSÍQUICOS NA PESSOA

Autores

  • Lygia de Almeida Marques Faculdade Antonio Meneghetti
  • Clarissa Mazon Miranda Faculdade Antonio Meneghetti / Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18815/revbo.v4i06.117

Palavras-chave:

cor, informação, ambiente, arquitetura, ontologia

Resumo

No presente artigo, tem-se a intenção de indagar o quanto a cor, em relação à intencionalidade ontológica, pode contribuir com a experiência existencial do homem no seu ambiente e arquitetura, como mediadora da essência da sua identidade. Propõe-se analisar os efeitos que a cor ocupa no fenômeno do cromatismo em relação ao humano e qual informação revela no ambiente. Cada cor possui uma vibração específica em nossos sentidos, podendo atuar, de forma positiva ou não, como estimuladora da emoção, consciência e nos impulsos e desejos. A cor sofre a influência da cultura, é posta como símbolo e, por sua vez, torna-se padrão. Mas, como esses padrões refletem no humano e qual sua capacidade de interação no ambiente? Ao selecionarmos cores estamos selecionando energias, e convivemos com elas cotidianamente, seja a favor ou contra, provocando estados emocionais, além de sensoriais. Esse estudo delineou-se como pesquisa fenomenológica e tem como objetivo geral classificar-se em seu desenvolvimento como experimental, com a finalidade de identificar fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de fenômenos. Como ideia de modelo e de plano para colher o fenômeno foi aplicado à técnica a coleta de dados e o uso de imagens com cor. Foram desenvolvidos questionários abertos e fechados para os participantes selecionados e separados em três grupos. O problema é a informação da cor no ambiente e o efeito psíquico que causa no humano. A abordagem metodológica para avaliar a qualidade dos resultados, de caráter quali-quantitativa, foi de natureza aplicada em pesquisa de campo, e para a obtenção de dados, fizemos uso de questionários como instrumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lygia de Almeida Marques, Faculdade Antonio Meneghetti

MBA Business Intuition - Identidade Empresarial pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), Especialista em Ontopsicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Clarissa Mazon Miranda, Faculdade Antonio Meneghetti / Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora na Faculdade Antonio Meneghetti (AMF)

Referências

FARINA, Modesto et al. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6. ed. São Paulo: Editora Blucher, 2011.

MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, Antonio. Imagem e Inconsciente. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, Antonio. Nova fronda virescit – em busca da alma. Vol. 3. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2006.

MENEGHETTI, Antonio. Ontologia da Percepção. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

MENEGHETTI, Antonio. Prontuário Onírico. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

RAMOS, Osny. O efeito psíquico das cores nos ambientes: tratado de psicodinâmica das cores. Vol. II. 1. ed. Editora Odorizzi, 2015.

VIDOR, Alécio. Anotações de aula sobre cores. Recanto Maestro, 17.12.2022

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Ed. Gustavo Gili, 2013.

RAMOS, Osny. Tratado de ontologia das cores. Editora Jomar. 2003.

RAMOS, Osny. Os 5 princípios físicos das cores. In: _____. O efeito psíquico das cores nos ambientes: tratado de psicodinâmica das cores. 1.ed. Editora Odorizzi, 2015. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/401511754/Os-5-Principios-da-Psicodinamica-das-Cores-Osny-Ramos Acesso em: 25 out. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

de Almeida Marques, L., & Mazon Miranda, C. (2024). A INFORMAÇÃO DA COR NO AMBIENTE: EFEITOS PSÍQUICOS NA PESSOA. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 4(06), 100–117. https://doi.org/10.18815/revbo.v4i06.117