O IMPACTO DAS SOFT SKILLS E DA METODOLOGIA FOIL NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE PROJETOS

Autores

  • Isabelle Souto Niveyro Faculdade Antonio Meneghetti
  • Anna Carolina Lorenzi Seeger Faculdade Antonio Meneghetti
  • Julia da Silva Parcianello Faculdade Antonio Meneghetti

DOI:

https://doi.org/10.18815/revbo.v5i07.120

Palavras-chave:

soft skills, FOIL, liderança, formação humana

Resumo

No presente estudo, foi analisado como o fortalecimento das competências socioemocionais (soft skills), em conjunto com a aplicação da metodologia FOIL (Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística), configura um diferencial estratégico para a carreira de administradores que gerenciam projetos. Utilizando-se de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa aplicada a gestores formados pela Faculdade Antonio Meneghetti, buscou-se compreender a contribuição da formação humanista na performance profissional. Os resultados indicam que habilidades como liderança, inteligência emocional, comunicação eficiente e capacidade de resolução de conflitos são decisivas para o sucesso organizacional. A análise evidencia a crescente valorização dessas competências pelo mercado e reforça a importância de práticas educacionais que integrem desenvolvimento técnico e humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Souto Niveyro, Faculdade Antonio Meneghetti

Graduanda em Administração (AMF).

Anna Carolina Lorenzi Seeger, Faculdade Antonio Meneghetti

Graduanda em Administração (AMF).

Julia da Silva Parcianello, Faculdade Antonio Meneghetti

Graduanda em Administração (AMF).

Referências

motivos para você cursar Administração na AMF!. In: 5 motivos para você cursar Administração na AMF!. Est. Recanto Maestro, Restinga Sêca/RS: Antonio Meneghetti Faculdade, 2 jun. 2020. Disponível em: https://faculdadeam.edu.br/blog/detalhes/99/5- motivos-para-voce-cursar-administracao-naamf-. Acesso em: 19 nov. 2023.

ALVES, Daian Péricles. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

AMF - Antonio Meneghetti Faculdade. Metodologia FOIL. 2021. Disponível em: https://faculdadeam.edu.br/amf/metodologia- foil. Acesso em: 19 nov. 2023.

AMF - Antonio Meneghetti Faculdade. Metodologia FOIL. 2020. Disponível em: https://faculdadeam.edu.br/amf/metodologia-foil. Acesso em: 19 nov. 2023.

BANCO MUNDIAL. Competências e Empregos: uma agenda para a juventude. Brasil, 2018. Documento de Trabalho.

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisa de Survey. Edt. UFMG, Belo Horizonte, 1999. p. 213-243.

BERNABEI, Pamela. Os três pontos para entrar no mundo do trabalho. In: Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013.

CASCIO, J. Facing the Age of Chaos. 2020. Disponível em: https://medium.com/@cascio/facing-the-age-of-chaos-b00687b1f51d. Acesso em: 08 set. 2021.

DELLAZZANA, Giovana Alves. O diferencial de formação profissional da FOIL. In: Formando Lideranças para o desenvolvimento futuro: compartilhando experiências.São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.

GEHRKE, Augusto Roberto. Pilares para a formação integral de um profissional. In: Formando Lideranças para o desenvolvimento futuro: compartilhando experiências. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, Helen Silva; MOTA, Caroline Maria de Miranda. Liderança situacional em gestão de projetos: uma revisão da literatura. Revista Produção, v. 21, n. 3, p. 404-416, jul./set. 2011. Acesso em: 01 mar. 2017.

HOFFMANN, Gustavo. O Futuro da Educação e o Desenvolvimento das Competências do Séc. XXI. ABMES, 2021. Disponível em: https://abmes.org.br/documentos/detalhe/848/gustavo-hoffmann-o-futuro-da-educacao-e- odesenvolvimento-das-competencias-do-seculo-xxi. Acesso em: 16 out. 2021.

KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LEWIS, James P. Como gerenciar projetos com eficácia. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

KOVALESKI, Fanny. Gestão de recursos humanos: comparação das competências hard skills e soft skills listadas na literatura, com a percepção das empresas e especialistas da indústria 4.0. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.

MATOS, Matheus. Estudo sobre conhecimento e desenvolvimento de soft skills no curso de Administração da UFMA. São Luís, 2020.

MENEGHETTI, Antonio. Formando lideranças para o desenvolvimento futuro. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.

MENEGHETTI, Antonio, Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013.

NEWTON R. O gestor de projetos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

PRIEBE, Dieni Cristine. Percepção dos egressos do Bacharelado em Administração sobre a contribuição da metodologia FOIL na atuação profissional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade Antonio Meneghetti, Restinga Sêca, 2022.

ROBLES, M. M. Executive perceptions of the top 10 Soft skills needed in today’s workplace. Business Communication Quarterly, v. 75, n. 4, p. 453-465, 2012.

ROUCO, C.; COTTIM, J.; & RICARDO, N. Modelo de Gestão de Desenvolvimento de Soft skills: Desde os Jovens aos Profissionais. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.26537/iirh.vi7.2672. Acesso em: 16 out. 2021.

SANTOS, J. C. F.; DA SILVA SANTOS, L.; MARTINS FERNANDES, C. Inclusão de competências socioemocionais no universo dos pequenos negócios: Revisão sistemática. Revista Alomorfia, Presidente Prudente, v. 4, n. 1, 2020, p. 12-20.

SCHERER, K. C.; WAZLAWICK, P. Aprendizagem técnica e o desenvolvimento da forma mentis com estudantes de Administração: um estudo introdutório. In: Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Volume IV. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.

SILVA, B. X. F. et al. SOFT SKILLS: rumo ao sucesso no mundo profissional. Revista Interface Tecnológica, v. 17, n. 1 2020. Disponível em: http://35.238.111.86:8080/jspui/bitstream/123456789/143/1/Silva_Beatriz_Soft%20skills.pdf.

Acesso em: 16 out. 2021.

SCHAEFER, Ricardo. FORMAÇÃO INTEGRAL PARA O PROTAGONISMO RESPONSÁVEL: AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO DO JOVEM NO RECANTO MAESTRO. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, v. 7, n. 10, p. 32-52, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.222.

SCHULZ, B. The importance of soft skills: Education beyond academic knowledge. Nawa Journal of Communication. Journal of Language and Communication, June 2008.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2014.

SWIATKIEWICZ, Olgierd. Competências transversais, técnicas ou morais: um estudo exploratório sobre as competências dos trabalhadores que as organizações em Portugal mais valorizam. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, jul./set. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395112337.

TEJADA, José. Motivação e liderança como fatores estratégicos de sucesso: você pode fazer a diferença na organização. Caxias do Sul: Educs, 2013.

WAZLAWICK, P.; SCHAEFER, R.; SILVA, B. Inovação baseada em Metodologias Ativas na educação superior: Ontopsicologia e Metodologia FOIL para o desenvolvimento humano e empreendedor de jovens. Latin American Journal of Development, Curitiba, v. 3, n. 4, p. 2686-2708, jul./ago. 2021.

WEF - World Economic Forum. The Future of Jobs Report 2020. 2020. Disponível em: https://www.weforum.org/publications/the-future-of-jobs-report-2020/.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de pesquisa. 2. ed. Revista Atual. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC. 2013.

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

Souto Niveyro, I., Lorenzi Seeger, A. C., & da Silva Parcianello, J. (2025). O IMPACTO DAS SOFT SKILLS E DA METODOLOGIA FOIL NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE PROJETOS. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 5(07), 90–103. https://doi.org/10.18815/revbo.v5i07.120