MOTIVAÇÃO MULTIDIMENSIONAL E ONTOPSICOLOGIA: APLICAÇÃO DA MWMS EM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE TI NO RECANTO MAESTRO

Autores

  • Matheus Rossi Carvalho Faculdade Antonio Meneghetti
  • Gabrielle L. Costa Faculdade Antonio Meneghetti
  • Jonathan G. Possa Faculdade Antonio Meneghetti
  • Rafaela D. Tagliapietra Faculdade Antonio Meneghetti / Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18815/revbo.v5i07.121

Palavras-chave:

Motivação, Tecnologia da Informação, Ontopsicologia, Gestão de Pessoas, Escala Multidimensional Work Motivation Scale

Resumo

O artigo investiga a motivação multidimensional de estudantes e profissionais de Tecnologia da Informação (TI) utilizando a Escala Multidimensional de Motivação no Trabalho (MWMS). Conduzido com 87 alunos da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), o estudo tem como objetivo identificar fatores motivacionais no contexto do setor de TI. A metodologia aplicada foi quantitativa, com uso de um questionário eletrônico distribuído aos participantes, abordando aspectos de motivação autônoma e controlada. Os resultados demonstram que a motivação autônoma prevalece entre os estudantes, impulsionada por um senso de autonomia, competência e alinhamento com os valores pessoais no trabalho. Elementos como autoestima e a busca por reconhecimento também são destacados, enquanto a desmotivação apresentou baixos índices. Conclui-se que a aplicação da ontopsicologia no ambiente organizacional pode fortalecer o bem-estar e aumentar a produtividade, ao alinhar os valores individuais com a prática profissional.

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Biografia do Autor

Rafaela D. Tagliapietra, Faculdade Antonio Meneghetti / Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração (UFSM). Professora Graduação e Pós-Graduação (AMF).

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Publicado

2025-06-28

Como Citar

Rossi Carvalho, M., Costa, G., Possa, J., & Tagliapietra, R. (2025). MOTIVAÇÃO MULTIDIMENSIONAL E ONTOPSICOLOGIA: APLICAÇÃO DA MWMS EM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE TI NO RECANTO MAESTRO. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 5(07), 72–89. https://doi.org/10.18815/revbo.v5i07.121