A ARTE DO BELO E O TORNAR-SE HUMANO NA LITERATURA CLÁSSICA: UMA LEITURA ONTOPSICOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18815/revbo.v5i07.125Palavras-chave:
Estética, Arte do Belo, Ontopsicologia, literatura clássicaResumo
Por milênios a questão do Belo ou da Estética tem se presenciado a muitos intelectuais, artistas, a operadores de estética de todos os modos e, ao menos por intrínseca ordem de natureza, a todos os indivíduos. Neste artigo de revisão bibliográfica buscamos realizar um estudo de aprofundamento sobre o construto teórico de “Arte do Belo”, perpassando autores clássicos e contemporâneos, a fim de chegarmos a uma maior compreensão sobre esse tema na visão ontopsicológica, preconizada por Antonio Meneghetti. Em especial, centramos o quanto exposto por Meneghetti especificamente sob a terminologia “Arte do Belo”. Nessa análise, extraímos da bibliografia e estudamos quatro premissas e cinco elementos para se exercer a Arte do Belo. Quanto às premissas: (1) precisão; (2) maturidade; (3) economia racional; (4) vigilância e prudência nas relações. Quanto aos elementos: (1) cultura; (2) experiência; (3) excelência profissional; (4) hobby; (5) curiosidade disponível aberta. Consideramos que a literatura clássica seja um modo de refinar a si mesmo devido ao contato e à metabolização de um conteúdo rico em vivências humanas transliteradas em personagens, situações, histórias fictícias. Conclusivamente, entendemos que o aprofundamento neste tema pode contribuir para com o conhecimento teórico e técnico do leitor acerca de como realizar o próprio Em Si ôntico, no caso do enfoque deste artigo, por meio da Arte do Belo.
Downloads
Referências
BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 1994.
BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico della Lingua Italiana. Disponível em: https://etimo.it/. Acesso em: 27 jun. 2025.
BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. São Paulo: Globo Livros, 2012.
GILSON, Étienne. As artes do belo: uma introdução à filosofia da arte. São Paulo: É Realizações, 2010.
MENEGHETTI, Antonio. Cultura clássica. In: ______. Jovens e realidade cotidiana. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2020. p. 39.
MENEGHETTI, Antonio. A arte do belo como exercício de superioridade, diplomacia e personalidade. In: ______. A beleza como valor para o humano. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2021. p. 31-89.
MENEGHETTI, Antonio. O homem como diapasão estético. In: ______. A beleza como valor para o humano. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2021. p. 125-145.
MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2022.
MENEGHETTI, Antonio. Economia e evolução da inteligência. In: Antonio Meneghetti sobre... Da evolução da inteligência ao poder para ser. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2023. p. 217-281.
MENEGHETTI, Antonio. Como formalizar a estética mais funcional a si mesmo. In: ______. A beleza como valor para o humano. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2021. p. 173-179.
MENEGHETTI, Antonio. Três características da verdadeira arte. In: ______. A beleza como valor para o humano. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2021. p. 271-287.
MENEGHETTI, Antonio. Introdução à sensibilidade estética. In: ______. Antonio Meneghetti sobre... Criatividade e sensibilidade estética. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2018. p. 11-34.
MENEGHETTI, Antonio. Notas sobre ética e sanidade estética. In: ______. Projeto homem. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2024. p. 247-296.
MENEGHETTI, Antonio. Do humanismo histórico ao humanismo perene. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2023.
MENEGHETTI, Antonio. Da consciência ao ser. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, Antonio. A literatura. In: ______. OntoArte: o Em Si da arte. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2020. p. 341-346.
MENEGHETTI, Antonio. A psicologia do líder. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Ática, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ontopsicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.