Psicologia e Ontologia

Autores

  • Cleoci Rockhembach
  • Alécio Vidor

Palavras-chave:

Ciência; Conhecimento; Nexo ontológico; Ontologia; Psicologia.

Resumo

A psicologia é a ciência que se propõe fazer a análise do homem, da sua psique e dos seus comportamentos, mas até hoje tem se mostrado incapaz de dar solução ao problema homem. A ineficiência e incompletude da psicologia foram apontadas por Husserl, pelos psicólogos humanista-existenciais, e mais recentemente porMeneghetti, que, após anos de intensos estudos e verificação prática constata que a psicologia, sem o fundamento ontológico, não é capaz de compreender nem explicar o homem em sua totalidade. A ontologia é a lógica que o ser opera universalmente. Compreendendo este princípio se transpõe o mundo fenomênico, o mundo das aparências e se chega à essência que substancia todas as coisas e que consente conhecer com exatidão. O presente trabalho apresenta inicialmente o entendimento de Lao-Tse e Parmênides sobre o ser e aborda a metafísica de
Aristóteles; a seguir apresenta uma concisa abordagem sobre May, Rogers e Maslow; discorre sobre a crise das ciências e a fenomenologia transcendental de Husserl e por fim apresenta a Ontopsicologia como método para chegar a Ontologia. Não se trata de um estudo aprofundado sobre nenhum dos temas ou autores, mas uma sensibilização ao entendimento da importância da ontologia para a psicologia e para a produção de conhecimento. O trabalho consiste em uma revisão de literatura de cunho exploratório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleoci Rockhembach

Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialista
em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada (URI). Graduada em Assistência Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). 

Alécio Vidor

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum – Itália). Mestre em Filosofia
pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum – Itália). Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Teologia pelo Escolasticado São José. Professor da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

Referências

ABBAGNANO, N. Storia della filosofia: la filosofia antica, la patristica e la scolatica. v. 1.
Turim: UTET, 2009.
ARISTÓTELES. Metafísica. 2. ed. São Paulo: Edipro, 2012.
HUSSERL, E. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica. Rio de Janeiro: Forense, 2012.
LAO-TSE. Tao te ching: o livro que revela Deus. São Paulo: Martin Claret, 2011.
LAO-TSE. Tao te king. Blumenau: Eko, 2007.
MASLOW, A H. Introdução à psicologia do ser. Rio de Janeiro: Eldorado, 1962. Disponível em: https://psicologiaespirita.files.wordpress.com/2016/04/abraham-h-maslowintroduc3a7c3a3o-c3a0-psicologia-do-ser.pdf. Acesso em: 12 abr. 2016.
MAY, R. A descoberta do ser. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
MENEGHETTI, Antonio. Genoma Ôntico. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2003a.
MENEGHETTI, Antonio. Manuale di Ontopsicologia. 3.ed. rev. aum. Roma: Psicologica Editrice, 2003b.
MENEGHETTI, Antonio. O Em Si do homem. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2004.
MENEGHETTI, Antonio. Intelletto e Personalità. Roma: Psicologica Editrice, 2005.
MENEGHETTI, Antonio. Racionalidade Ontológica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
MONDIN, B. Storia della metafisica. v 1. Bolonha: Studio Domenicano, 1998.
ROGERS, C. R. Tornar-se pessoa. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
SPINELLI, M. Filósofos pré-socráticos: primeiros mestres da filosofia e da ciência grega. 3. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2012.
VIDOR, A. Fenomenologia e Ontopsicologia: de Husserl a Meneghetti. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora universitária, 2013.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Rockhembach, C., & Vidor, A. (2022). Psicologia e Ontologia. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 2(3), 111–128. Recuperado de https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/65