Self Skills: um novo horizonte no desenvolvimento humano

Autores

  • Ângelo Accorsi Faculdade Antonio Meneghetti / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-0225-6766
  • Patrícia Azevedo Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

desenvolvimento humano; formação de líderes; competências; self skills

Resumo

O presente artigo busca aprofundar a discussão sobre o desenvolvimento humano, em especial a formação do homem líder, tendo como fundamento epistemológico a proposta de Meneghetti (2011, 2013a, 2021a). Para tanto, como objetivo geral, visa apresentar a definição e a relevância das self skills, bem como propor sua aplicação a partir de quatro competências fundamentais ao universo do líder: capacidade de identificar os próprios gatilhos de autossabotagem, capacidade de estabelecer relações evolutivas, capacidade de perceber as próprias variações emotivas e gerir respostas funcionais e capacidade de construir um estilo de vida em coerência com o universo da liderança. Sua contribuição, enquanto síntese da obra Self Skills: a chave para a liderança (ACCORSI, 2023), consiste na descrição, aprofundamento teórico e aplicabilidade destas competências tanto enquanto respostas concretas aos desafios cotidianos, como enquanto estratégias para a formalização de trajetórias pautadas pela autorrealização e sucesso integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo Accorsi, Faculdade Antonio Meneghetti / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor  em  Psicologia  Clínica  (PUC-SP),  Mestre em Psicologia Social (PUCRS), Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo/Rússia),   Graduado   em   Psicologia  (UNISINOS). Professor (AMF).

Patrícia Azevedo Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística (PUCRS), Mestra em Gramática e Significação (UFRGS),  Especialista em Língua Portuguesa (PUCRS), Graduada em Letras (UFRGS). Atua como revisora de obras literárias, materiais institucionais e trabalhos acadêmicos, integra o corpo editorial de diferentes periódicos das áreas de Linguística e Educação como parecerista ad hoc ou editora.

Referências

ACCORSI, Ângelo. Psicoterapia ontopsicológica: a formação do ontoterapeuta. Curitiba: Appris, 2021.

ACCORSI, Ângelo. Self Skills: a chave para a liderança. São Paulo: Liberare Books Internacional, 2023.

ADLER, Alfred. A ciência da natureza humana. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.

ALLPORT, Gordon W. Personality: a psychological interpretation. New York: Holt, 1937.

ARISTÓTELES. A Política. Tradução: Mário da Gama Kury. São Paulo: Madamu, 2021a.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução: Mário da Gama Kury. São Paulo: Madamu, 2021b.

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução: Vinicius Chichurra. Petrópolis: Vozes, 2022.

BECK, Aeron T.; FREEMAN, Arthur. Terapia cognitiva dos transtornos de personalidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BARBOSA, Renato de Souza. Focus: inteligência emocional e design de produção. Monografia (Graduação em Comunicação Visual e Design) – Departamento de Comunicação Visual, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

DAMÁSIO, António R. O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da

Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO Brasil; São Paulo: Cortez, 1996. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_ educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em: 28 jul. 2023.

EPICTETO. A arte de viver melhor. Tradução: Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2021.

FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido. Petrópolis: Vozes, 1985.

GARDNER, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. 3. ed. New York: Basic Books, 2011.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Tradução: Marcos Santarrita. São Paulo: Objetiva, 2012.

HAGEL, John. What Motivates Lifelong Learners. Harvard Business Review, Organizational Learning, oct. 2021. Disponível em: https://hbr.org/2021/10/what-motivates-lifelong-learners. Acesso em: 27 jul. 2023.

HIPOLITO, Karyne da Silva. Educação financeira e economia comportamental: a importância da alfabetização financeira para crianças e adolescentes. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

HUSSERL, Edmund. A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental: Uma Introdução à Filosofia Fenomenológica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. São Paulo: Objetiva, 2012.

MASLOW, Abraham. Introdução à Psicologia do Ser. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado, 1970.

MENEGHETTI, Antonio. A psicologia do líder. 5. ed. São João do Polêsine: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013a.

MENEGHETTI, Antonio. A riqueza como arte de ser. São João do Polêsine: Ontopsicológica Editora Universitária, 2021a.

MENEGHETTI, Antonio. Campo semântico. 4. ed. São João do Polêsine: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015a.

MENEGHETTI, Antonio. Dicionário do Ontopsicologia. São João do Polêsine: Ontopsicológica Editora Universitária, 2021b.

MENEGHETTI, Antonio. Filosofia Ontopsicológica. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015b.

MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, Antonio. Nova Fronda Virescit: em busca da alma. 2. ed. São João do Polêsine: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019. v. 3.

MENEGHETTI, Antonio. Nova Fronda Virescit: introdução à Ontopsicologia para jovens. São João do Polêsine: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014a.

MENEGHETTI, Antonio. O Em si do homem. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2004.

MENEGHETTI, Antonio. OntoArte: o Em Si da Arte. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2020.

MENEGHETTI, Antonio. Os jovens e a ética ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2013b.

MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014b.

MENEGHETTI, Antonio. O Projeto Homem. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução: Elaine Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MYERS, David G. Psicologia. 11. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

OLIVEIRA, Maíze Alves de. Alfabetização financeira com crianças e adolescentes nas instituições de ensino. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.

PETRY, Ana Maris. Prospecto histórico-científico do acadêmico Prof. Antonio Meneghetti. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

PIAGET, Jean. A Psicologia da Inteligência. Petrópolis: Vozes, 2013.

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.

PLATÃO. Alcibíades I. São Paulo: Penguin-Companhia, 2022.

PLATÃO. A República: ou Sobre a Justiça, Diálogo Político. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

PLATÃO. Diálogos I: Teeteto (ou Do Conhecimento), Sofista (ou Do Ser), Protágoras (ou Sofistas). São Paulo: Edipro, 2017.

PLATÃO. Fedro. São Paulo: Penguin-Companhia, 2016.

PLATÃO. O Banquete. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2020.

ROBLES, Marcel M. Executive Perceptions of the Top 10 Soft Skills Needed in Today’s

Workplace. Business Communication Quarterly, [s.l.], v. 75, n 4, p. 453-465. 2012.

ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a Sabedoria de Vida. 2. ed. São Paulo: Edipro, 2022.

SÊNECA. Cartas a Lucílio. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.

SILVA, Rodrigo Sychocki da; REINHEIMER, Morgana Aline. Educação financeira na escola básica: um experimento com modelagem matemática. Educar Mais, [s.l.], v. 3, n. 2, p. 246-255, 2019.

SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

THALER, Richard H.; SUNSTEIN, Cass R. Nudge: o empurrão para a escolha certa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

VIDOR, Alécio. A ciência humana de Cristo. São João do Polêsine: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019. v. 3.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

WALLON, Henri. As Origens do Pensamento na Criança. São Paulo: Manole, 1989.

WORD ECONOMIC FORUM (WEF). Relatório sobre o Futuro dos Empregos de 2023: Espera-se que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. News Release, WEF, 2023. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2023_ News_Release_Pt_BR.pdf. Acesso em: 28 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

Accorsi, Ângelo, & Azevedo Gonçalves, P. (2023). Self Skills: um novo horizonte no desenvolvimento humano. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 3(4), 91–116. Recuperado de https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/72