Uma visão unitária do real: o contato em Ontopsicologia
Palavras-chave:
Ontopsicologia, Epistemologia, ContatoResumo
Perguntar sobre o sentido e a função do contato parece ser indispensável a todas as ciências que possuem o homem enquanto objeto de investigação. A Escola Ontopsicológica considera a importância do contato como função epistemológica determinante para sua operatividade e intervenção. O presente ensaio analisa brevemente a constituição epistemológica do contato em Ontopsicologia a partir do problema epistemológico e ontológico. O que se conclui é que, visando responder ao problema crítico do conhecimento é mediante o contato a nível de reversibilidade e nexo ontológico que o real se faz uma unidade de realidade. Assim, a Ontopsicologia considera que toda possibilidade de acesso à verdade é constitutiva de um grau de unidade e contato.
Downloads
Referências
HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. Tradução de João Vergílio Gallerani Cuter. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
HUSSERL, Edmund. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à Filosofia Fenomenológica. Tradução de Diogo Falcão Ferrer. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, Antonio. O monitor de deflexão na psique humana: princípio crítico sobre a razão humana antecipada por um monitor metabolizado no cérebro. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2017.
MENEGHETTI, Antonio. Campo Semântico. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
VIDOR, Alécio. Opinião ou ciência: tecnologia x vida. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ontopsicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.