Uma visão unitária do real: o contato em Ontopsicologia

Autores

Palavras-chave:

Ontopsicologia, Epistemologia, Contato

Resumo

Perguntar sobre o sentido e a função do contato parece ser indispensável a todas as ciências que possuem o homem enquanto objeto de investigação. A Escola Ontopsicológica considera a importância do contato como função epistemológica determinante para sua operatividade e intervenção. O presente ensaio analisa brevemente a constituição epistemológica do contato em Ontopsicologia a partir do problema epistemológico e ontológico. O que se conclui é que, visando responder ao problema crítico do conhecimento é mediante o contato a nível de reversibilidade e nexo ontológico que o real se faz uma unidade de realidade. Assim, a Ontopsicologia considera que toda possibilidade de acesso à verdade é constitutiva de um grau de unidade e contato. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Fleck da Silva, Faculdade Antonio Meneghetti / Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Dedica-se à pesquisa nas seguintes áreas: Fenomenologia, Hermenêutica e Ética. Possui graduação em Filosofia, com ênfase em ética, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (2011). É Especialista em Ontopsicologia pela Antonio Meneghetti Faculdade, AMF. É Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, Curitiba-PR. (2014). Professor Adjunto da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Atua também como editor da Revista "Saber Humano" e "Revista Brasileira de Ontopsicologia" da mesma instituição. É tradutor para a Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica e Humanista Educacional e Cultural e para Associação Brasileira de Ontopsicologia. É coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Antonio Meneghetti Faculdade, CEPSH-AMF.

Referências

HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. Tradução de João Vergílio Gallerani Cuter. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HUSSERL, Edmund. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à Filosofia Fenomenológica. Tradução de Diogo Falcão Ferrer. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, Antonio. O monitor de deflexão na psique humana: princípio crítico sobre a razão humana antecipada por um monitor metabolizado no cérebro. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2017.

MENEGHETTI, Antonio. Campo Semântico. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

VIDOR, Alécio. Opinião ou ciência: tecnologia x vida. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

Fleck da Silva, B. (2023). Uma visão unitária do real: o contato em Ontopsicologia. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 3(4), 15–21. Recuperado de https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/75