Uma investigação pedagógica em arte no Maternal II
Palavras-chave:
Educação Infantil, Metodologia, OntoArte, InfânciaResumo
Uma das primeiras atividades pedagógico-artísticas que se realiza com crianças de 06 meses a 5 anos incompletos é a de aprender a desenhar. Nessa tarefa, a criança explora os materiais riscantes, como giz de cera, lápis de cor, caneta hidrocor, tinta guache e os diferentes suportes (papéis diversos, parede, chão), enquanto ela se desenvolve, nesse contexto social, em contato com a arte. Para tanto, tem-se, como temática neste estudo, os conceitos de arte na Educação Infantil. Tendo em vista que cada turma tem as suas especificidades e conhecimento de mundo, neste estudo teve-se, como objetivo geral, investigar quais conceitos de arte as crianças de 4 anos da educação infantil pública conhecem. Como objetivos específicos: 1. conhecer as experiências iniciais sobre arte com as quais as crianças tiveram contato na infância; 2. ilustrar características do movimento artístico OntoArte e do Grafite; e 3. construir significados a partir da experiência com a arte. Para atingir os objetivos, inicialmente previstos, teve-se, como premissa, que a criança, desde o início da Educação Infantil pública, tivesse contato com a arte para, então, investigar a resposta para a seguinte questão: quais conceitos e gostos as crianças de quatro anos já têm construídos acerca da arte? A relevância deste estudo se dá por abordar uma temática atual, pois a Educação Infantil vem sendo construída com seriedade, ano após ano, desde a sua integralização como etapa de educação básica, em 1996. A questão que se buscou responder: este estudo contribui para averiguar se as crianças construíram saberes acerca da arte e quais são os saberes que possuem? A metodologia empregada, nesta pesquisa, é mista e as questões foram divididas em qualitativa (para conhecer características dos sujeitos participantes e a realidade específica a ser estudada, com interação física entre pesquisadora e o fenômeno estudado) e quantitativa, “pois trabalha com aspectos da realidade que podem ser observados e mensurados” (Sampieri, et. al., 2013, p.61), cujo alcance exploratório pode ser replicado em outras turmas da Educação Infantil. Para a fundamentação teórica, Meneghetti (2020), Vygotsky (1989) Barbieri (2013), Klisys (2010) e outros autores, que abordam as temáticas arte, aprendizagem na infância e arte na infância, foram estudados.
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Referências
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