Resultado como Instrumento de Análise (diagnose) na percepção do aluno de Ontopsicologia
Palavras-chave:
Ontopsicologia, corpo, processo perceptivo-cognitivo, percepção organísmicaResumo
O presente trabalho objetiva verificar a importância do conhecimento organísmico para o conhecimento integral do ser humano, tendo como principal fundamento da pesquisa a Ciência Ontopsicológica. A partir de um estudo teórico bibliográfico de abordagem qualitativa, a pesquisa parte da compreensão de que o homem é constituído a partir de um princípio ontológico e, por isso, é intrínseco o apelo à realização integral; posteriormente, observa-se o papel da percepção organísmica nesse imperativo metafísico, o processo perceptivo-cognitivo do ser humano e a relevância do autoconhecimento para a realização do escopo primário individual.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. Lisboa: Portugal. Edições 70 Brasil. 2011.
MENEGHETTI, Antonio. Direito, consciência e sociedade. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019a.
MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária. 2019b.
MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012
.MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, Antonio. Ontopsicologia clínica. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015a.
MENEGHETTI, Antonio. Fisiciadade e Ontologia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015b.
MENEGHETTI, Antonio. A imagem alfabeto da energia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2016.
MENEGHETTI, Antonio. Feminilidade, como Sexo, Poder, Graça. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2022.
VIDOR, Alécio. Fenomenologia e Ontopsicologia: de Husserl a Meneghetti. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ontopsicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.