AMBIÇÃO, GARRA & JUVENTUDE: ESTUDO EXPLORATÓRIO INTERDISCIPLINAR ENTRE A CIÊNCIA ONTOPSICOLÓGICA E A PSICOLOGIA POSITIVA
Palavras-chave:
ambição, garra, jovens universitários, Ontopsicologia, Psicologia PositivaResumo
Esta pesquisa realizou um estudo exploratório interdisciplinar na área da Ontopsicologia, à luz da Pedagogia Ontopsicológica em interface com constructos da Psicologia Positiva para identificar e conhecer como se encontra a relação entre a ambição e a garra de estudantes universitários na área de Tecnologia da Informação. O objetivo da Pedagogia Ontopsicológica é educar o sujeito a fazer e a saber a si mesmo: fazer uma pedagogia de si mesmo como pessoa líder no mundo, educar um Eu lógico-histórico com capacidades e condutas vencedoras. Nos aspectos do método a pesquisa se constitui em uma abordagem quali-quanti (método misto) e exploratória, com participação de 53 jovens estudantes ingressantes em Curso de Graduação no primeiro semestre de 2023 em uma instituição de ensino superior privada localizada na Região Central do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Trabalhou-se com a aplicação da Escala de Garra, conforme Duckworth (2016) para estudar a relação entre os constructos de garra e ambição dos jovens, sendo os dados trabalhados por meio de análise estatística e análise reflexiva. Os resultados apontaram que o percentual de garra e ambição se inscreveu em 70% dos jovens em níveis baixo e médio, o que denota espaço para trabalho e desenvolvimento desta característica por meio da formação acadêmica-universitária, de utilização de metodologias ativas e inovativas de aprendizagem e com aplicação prática da Pedagogia Ontopsicológica.
Downloads
Referências
ACCORSI, A. Self Skills. São Paulo: Literare Books International, 2023.
CINTRA, C. L.; GUERRA, V. M. Positive Education: The application of Positive Psychology to educational institutions. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 505-514, set./dez., 2017.
DESMURGET, M. A fábrica de cretinos digitais. Os perigos das telas para nossas crianças. São Paulo: Vestígio, 2021.
DUCKWORTH, A. L. A chave para o sucesso: a determinação. TED Talks for Education, abril 2013. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H14bBuluwB8. Acesso em: 19 mai. 2024.
DUCKWORTH, A. L. Garra. O poder da paixão e da perseverança. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
MENEGHETTI, A. Os jovens e a ética ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2021.
MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2021.
MENEGHETTI, A. Do Humanismo histórico ao humanismo perene. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2023a.
MENEGHETTI, A. Visão histórica da Ontopsicologia e novos campos de aplicação. p. 147-163. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Symposium Internacional Ontopsicologia 50 Anos. Atenas, Grécia, 6 de setembro de 2023. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2023b.
PACICO, J. C.; BASTIANELLO, M. As origens da Psicologia Positiva e os primeiros estudos brasileiros. In: Hutz, C. S. (Org.). Avaliação em Psicologia Positiva. Porto Alegre: Artmed, 2014.
SANTAELLA, L. Neo-humano: a sétima revolução cognitiva do sapiens. São Paulo: Paulus, 2022.
SCHAEFER, R. Formação integral para o protagonismo responsável: as dimensões da formação do jovem no Recanto Maestro. Saber Humano, v. 7, n. 10, p. 32-52, 2017.
SELIGMAN, M. E. P.; CSIKSZENTMIHALYI, M. Positive Psychology: An Introduction. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 5-14, 2000.
SELIGMAN, M. Florescer. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
WAZLAWICK, P.; WAZLAWICK, R. S. Uma Ontologia para Soft Skills requeridas para o Profissional de Tecnologia da Informação em contextos emergentes e suas repercussões na Educação/Ensino Superior Universitário e na Saúde Mental: Revisão Sistemática de Literatura. Pesquisa de Pós-Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde (PPGINFOS), Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2024.
WAZLAWICK, P. O método ontopsicológico para jovens. p. 105-130. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Vol. V. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2020.
WAZLAWICK, P.; SCHAEFER, R.; VOLKOVA, E.; DMITRIEVA, V.; VEREITNOVA, T.; MIKHALIUK, O.; VOLKOVA, I. Ambiente formativo do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Saber Humano, v. 6, n. 9, p. 38-59, jul./dez., 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ontopsicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.