O ESTILO DE VIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DO JOVEM, SEGUNDO A ÓTICA ONTOPSICOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18815/revbo.v4i06.116Palavras-chave:
estilo de vida, jovens, OntopsicologiaResumo
O termo estilo de vida é muito frequente hoje. As pessoas conversam e criam hipóteses sobre a questão, mas o que realmente significa? Qual é a sua importância para o desenvolvimento integral do jovem? É muito importante para alguém que almeja construir a si mesmo, de modo funcional e objetivo, desenvolver um modo de viver coerente com os seus potenciais e objetivos. O tema deste trabalho é subsidiado por uma busca de conhecimento sobre o verdadeiro significado de estilo de vida. A partir dessa motivação, neste trabalho buscou-se entender a visão da Ciência Ontopsicológica sobre o termo estilo de vida e como este influencia o crescimento pessoal e profissional do jovem. Nesta pesquisa exploratória, de natureza quali-quantitativa, foram realizadas entrevistas com cinco jovens com idades entre 18 e 26 anos sobre o tema estilo de vida, analisando-se as respostas com o método dedutivo. Por se conhecer os estudantes, confrontou-se o uso do seu tempo livre com o seu estilo de vida. Foi possível observar que o jovem precisa utilizar o seu tempo como um treinamento para o que almeja alcançar posteriormente. Isto é, durante a juventude, existem momentos de sacrifício, porém o conhecimento adquirido será um aval para a carreira e o desenvolvimento profissional e pessoal. A carreira e o estilo de vida estarão completamente alinhados, a partir do momento em que se percebe o tempo livre como um momento de auto-observação, retomada e organização. Isso é importante para que, depois, em uma empresa, num projeto, em uma conversa, em outro espaço profissional ou social, o jovem tenha o conhecimento necessário para o que precisar.
Downloads
Referências
FREIE, Antonio. Humanismo clássico, estudos de cultura e literatura greco-laicas. Brafa: edições APPACDM distrital, 1996.
MENEGHETTI, Antonio. A arte de viver dos sábios. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2009.
MENEGHETTI, Antonio. Antonio meneghetti su… Giovan e realtà quotidiana. Antonio meneghetti sobre… Jovens e a realidade cotidiana. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2021.
MENEGHETTI, Antonio. Antonio Meneghetti su… La ricchezza come arte di essere. Antonio Meneghetti sobre… A riqueza como arte de ser. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2021.
MIRANDA, Clarissa. Costanza Pascolato: elegância do ser. In: Performance Líder. Recanto Maestro, n. 25, p. 63-73, dez. 2021.
MIRANDA, Clarissa. Caito Maia: pimenta nos negócios e na vida. In: Performance Líder. Recanto Maestro, n. 25, p. 49-61, dez. 2021.
PORTES, Leslie Andrews. Estilo de Vida e Qualidade de Vida: semelhanças e diferenças entre os conceitos. Lifestyle, n. 1, v. 1, p. 8-10, 2011. Acesso em: 14 mar. 2021. Disponível em: https://www.academia.edu/75851469/Estilo_de_Vida_e_Qualidade_de_Vida_semelhan%C3%A7as_e_diferen%C3%A7as_entre_os_conceitos.
EUA - Estados Unidos da América. Department of Health and Human Services. Healthy People 2010: Understanding and Improving Health. 2. ed. Washington, DC: U.S. Government Printing Office, November 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ontopsicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.