Quando o estudante acredita ser superior ao docente

Authors

  • Annalisa Cangelosi Faculdade Antonio Meneghetti, AMF

Keywords:

Docente; Estudante; Ontopsicologia

Abstract

No curso da própria carreira, cedo ou tarde, qualquer docente se depara com
uma situação que não poderia imaginar no início do próprio percurso de trabalho. Tratase da condição na qual o aluno toma a liberdade de se considerar superior ao docente,
colocando em dúvida ou ridiculizando o papel do professor, deslegitimando a sua
competência e função social. O quanto segue relatado nasce de um percurso de docência
de mais de vinte anos, com estudantes de todas as idades e diferentes ordens e grau. Uma
experiência internacional, no confronto com múltiplas culturas e sociedades. E,
sobretudo, na constante e essencial troca de ideia com colegas que se encontraram nessa
situação, mas não por isso deixaram de amar a profissão de docente. A problemática em
questão pode assumir várias formas, diferenciando-se em múltiplos aspectos. Para uma
síntese explicativa, os diferentes casos foram reunidos distinguindo-os em três fases
principais: difamação, vitimismo, ameaça. 

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Published

2021-08-25

How to Cite

Cangelosi, A. (2021). Quando o estudante acredita ser superior ao docente. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 1(1), 07–21. Retrieved from https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/17