DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DA AMF A PARTIR DA METODOLOGIA FOIL
Keywords:
egressos, resultados profissionais, Metodologia FOIL, Faculdade Antonio MeneghettiAbstract
Este estudo apresenta como a Metodologia FOIL contribui para o desenvolvimento profissional de egressos da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Este estudo parte de uma pesquisa longitudinal, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com os egressos da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Possui como objetivo geral investigar quais são os resultados pessoais e profissionais dos egressos da Graduação da AMF, por meio da Metodologia FOIL. A coleta de informações ocorreu através de um questionário aplicado com os ex-alunos dos cursos de Direito, Administração, Sistemas de Informação e Ontopsicologia. A partir da pesquisa realizada e dos dados coletados observa-se que a proposta de formação através da metodologia FOIL é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Nas respostas dos egressos foi possível evidenciar como a educação centrada no aluno se torna um diferencial na construção acadêmica do jovem, principalmente quando se trata do saber fazer + saber ser, em que se aprende sobre o potencial natural intrínseco a cada indivíduo e a competência competitiva. Juntamente com a proposta dos cinco pilares de formação da AMF (Estudo, Trabalho, Alta Moralidade, Ciência Ontopsicológica e Internacionalidade), proporciona-se ao jovem uma lógica de formação que o torna responsável pela sua própria construção de sucesso, pois desde a graduação entendem a importância de conquistar a própria autonomia, através do trabalho e daquilo que melhor sabem fazer, e depois buscando contínuo aperfeiçoamento do seu potencial, para se tornar referência, sem esquecer que são os pequenos detalhes da vida que nos movem, tudo o que acontece no aqui e agora.
Downloads
References
ABICH, J. A importância do estilo de vida para desempenho no trabalho e na carreira profissional de jovens: um estudo na área da Administração e da Ontopsicologia. Restinga Sêca, 2020. Disponível em: http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/discover. Acesso em: 19 ago. 2023.
ACCORSI, A. Self Skills: A chave para a liderança. São Paulo, SP: Literare Books Internacional, 2023.
AMF. Institucional. Disponível em: https://faculdadeam.edu.br/amf/institucional.Acesso em: 03 ago. 2023.
AMF. Metodologia FOIL. 2021. Disponível em: https://faculdadeam.edu.br/amf/metodologia-foil. Acesso em 21 ago. 2023.
A SILVA, B. X. F.; CAROLINA NETO, V.; GRITTI, N. H. S. SOFT SKILLS: rumo ao
sucesso no mundo profissional. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 829-842, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.797. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/797. Acesso em: 14 ago. 2023.
BANCO MUNDIAL. Competências e Empregos: uma agenda para a juventude. Brazil, p. 39, 2018. Documento de Trabalho.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 1977.
BIASOTTO, H. Impactos da formação Ontopsicológica nos egressos da educação superior na Antonio Meneghetti Faculdade. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Internacional SEK, Santiago do Chile, 2016.
BORDALO, A. A. Estudo transversal e/ou longitudinal. Revista Paraense de Medicina Vol. 20(4) outubro-dezembro, 2006.
FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre. Bookman; Artmed, 2009.
GEHRKE, A. R. Pilares para a formação integral de um profissional. In: Formando Lideranças para o desenvolvimento futuro: compartilhando experiências. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.
HERRERA, C. A.; TORRES, J. C. N. Los jóvenes universitarios de ingeniería y su percepción sobre las competencias blandas. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 9, n. 18, enero-junio, 2019. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672019000100768. Acesso em: 07 set. 2023.
HOFFMANN, G. O Futuro da Educação e o Desenvolvimento das Competências do Séc XXI. ABMES, 2021. Disponível em: https://abmes.org.br/documentos/detalhe/848/gustavo-hoffmann-o-futuro-da-educacao-e-odesenvolvimento-das-competencias-do-seculo-xxi. Acesso em: 08 set. 2023.
MENEGHETTI, A. O Residence Ontopsicológico: Práxis e Filosofia Existencial. Ontopsicológica Editora Universitária. São João do Polêsine, 2016.
MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… Falando aos Jovens - Volume II: como colaborar de modo responsável com a obra mestra da vida, 61-65. Fundação Antonio Meneghetti, São João do Polêsine, 2019.
MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… Jovens e a Realidade Cotidiana: a práxis do Em Si ôntico na vida cotidiana, 289-315. Fundação Antonio Meneghetti, São João do Polêsine, 2020a.
MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… Falando aos Jovens - Volume III: o ponto de valor da própria vida, 95-116. Fundação Antonio Meneghetti, São João do Polêsine, 2020b.
MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. Apresentação. Restinga Sêca, FOIL, 2020c.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES. G. R. Produção Textual na Universidade. São Paulo, Parábola Editorial, 2010.
REIS, E.A.; REIS, I.A. Análise Descritiva de Dados. Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística. 1. ed. Minas Gerais, 2002. Disponível em: https://www.est.ufmg.br/portal/wp-content/uploads/2023/01/RTE-02-2002.pdf. Acesso em: 15 nov. 2023.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica: Quais são as características do enfoque qualitativo de pesquisa? In: SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Métodos de Pesquisa: metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. Cap. 1. p. 33-35.
SILVA, F. J. WAZLAWICK, P. Conexões entre formação empreendedora e soft skills em egressos do Bacharelado em Sistemas de Informação da AMF. Ontopsicologia: Ciência Interdisciplinar Volume VI. 2022, Fundação Antonio Meneghetti, São João do Polêsine/RS, 289-313, 2022.
SCHAEFER, R.; SILVA, B. P. e WAZLAWICK, P. O passo adiante das hard skills e soft skills: a novidade da FOIL na formação universitária. Revista Brasileira de Ontopsicologia, v. 2, n. 2, p. 39-56, out. 2022. Disponível em: https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/41/56. Acesso em: 08 ago. 2023.
SCHAEFER, R. Formação integral para o protagonismo responsável: as dimensões da formação do jovem no Recanto Maestro. Saber Humano,v. 7, n. 10, p. 32-52, jul./dez. 2017. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/222. Acesso em: 26 set. 2023.
WAZLAWICK, P. Para engendrar a Técnica de Personalidade: resultados da Pedagogia Ontopsicológica aplicada na formação pessoal e profissional de jovens no ensino superior universitário. Programa de Pós-Graduação, da Faculdade Antonio Meneghetti. Recanto Maestro/RS, 2014.
WAZLAWICK, P. O método ontopsicológico para jovens. Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar Volume V. 2020, Fundação Antonio Meneghetti, São João do Polêsine/RS, 105-130, 2020.
WAZLAWICK, P.; SCHAEFER, R.; SILVA, B. F. Inovação baseada em Metodologias Ativas na educação superior: Ontopsicologia e Metodologia FOIL para o desenvolvimento humano e empreendedor de jovens. Latin American Journal of Development, Curitiba, v. 3, n. 4, p. 2686-2708, jul./ago. 2021. ISSN 2674-9297.
WORLD ECONOMIC FORUM. The future of Job Report, 2018. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2018.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.
WORLD ECONOMIC FORUM. Future of Job Report 2023, Insight Report, May 2023. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2023.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ontopsicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.