O passo adiante das hard e soft skills: a novidade da FOIL na formação universitária

Autori

  • Ricardo Schaefer AMF/UFSM
  • Patricia Wazlawick AMF/UFSC
  • Breno Prado da Silva AMF

Parole chiave:

Formação universitária; formação ontopsicológica interdisciplinar de liderança, metodologias ativas de ensino e aprendizagem; hard skills e soft skills; pedagogia ontopsicológica.

Abstract

O objetivo deste artigo é descrever como a Formação Ontopsicológica Interdisciplinar de Liderança (FOIL) é aplicada na formação universitária, por meio de dimensões criadas e utilizadas já há 20 anos no Brasil, e nos Cursos de Graduação da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) desde a sua fundação em 2010. Por meio de uma pesquisa de desenvolvimento e estudo teórico, apresenta-se como as FOIL skills são acrescentadas às hard skills e soft skills no processo de aprendizagem dos alunos, e são descritas as quatro dimensões dessa metodologia: educação centrada no aluno, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, perfil e função do professor e um currículo inovador. Os resultados desta formação incluem a redução do abismo entre a formação acadêmica e as demandas do setor produtivo, a preparação do aluno para as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho, a formação integral do aluno, formação de lideranças e o desenvolvimento do protagonismo responsável do aluno e futuro profissional nas mais diversas áreas de atuação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ricardo Schaefer, AMF/UFSM

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Comunicação
Midiática pela UFSM, Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Cidade São Paulo (UNICID) e
em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo. Graduado em Jornalismo pela
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti. Professor Titular da Antonio Meneghetti Faculdade. 

Patricia Wazlawick, AMF/UFSC

Possui Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2010), na Linha de Pesquisa Constituição do Sujeito, Relações Estéticas e Processos de Criação. Pós-Doutoranda em Informática em Saúde (UFSC), desenvolvendo estudo a respeito da temática do que são soft skills, sua relação com a saúde mental, como desenvolvê-las no contexto acadêmico-universitário e a organização de uma ontologia das soft skills requeridas para o profissional de TI nos contextos pós-pandemia. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2004), na Linha de Pesquisa Processos Psicossociais. Especialista pós-graduada em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Saint-Petersburg State University (Universidade Estatal de São Petersburgo, SPbU, 2012-2014), Rússia. Especialista pós-graduada em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF, 2011-2014). Especialista pós-graduada em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Especialista pós-graduada em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas na PUCRS. Graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2000). É professora da Faculdade Antonio Meneghetti no Bacharelado em Ontopsicologia, Sistemas de Informação, Licenciatura em Pedagogia e nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia. É Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF.

Breno Prado da Silva, AMF

Bacharelando em Ontopsicologia na Antonio Meneghetti Faculdade, AMF. 

Riferimenti bibliografici

ABMES. Enquanto 62% dos recém-formados se sentem preparados para o mercado de trabalho, apenas 39% dos empregadores têm a mesma percepção. 2021. Disponível em: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/4346. Acesso em: 14 jun. 2022.

ARAUJO, G. F. de; DAVEL, E. P. B. Educação Empreendedora pela Experiência: O Caso do Festival de Artes Empreendedoras em Itabaiana. REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 176-200, jan./abr. 2019.

CICUTO, C. A. T.; TORRES, B. B. Influência da frequência e participação no desempenho em um ambiente de aprendizado centrado no aluno. Química Nova, v. 43, n. 2, p. 239-248, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/KbT5hSyHFSH4TVRvRq4cnBq/?lang=pt. Acesso em 14 jun. 2022.

CRUZ, P. O.; CARVALHO, T. B.; PINHEIRO, L. D. P.; GIOVANNINI, P. E.; NASCIMENTO, E. G. E.; FERNNADES, T. A. A. M. Percepção da Efetividade dos Métodos de Ensino Utilizados em um Curso de Medicina do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 2, p. 40-47, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/rbC9RfTpzwLpRFVxsBVJCRf/?lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2022.

CUNHA, M I. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 87-101, set./dez. 2016. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3172. Acesso em 14 jun. 2022.

DIEZ, M. A. La sociología como profesión: desencuentros entre la formación académica y la inserción laboral. Cadernos de Pesquisa. v. 47, n. 165, jul./set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/bzyTR4y9sv3Y9BzwVCS6ywv/?lang=es. Acesso em: 10 abr. 2022.

DOLABELA, F.; FILION, L. J. Fazendo revolução no Brasil: a introdução da pedagogia empreendedora nos estágios iniciais da educação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3 n. 2, p. 134-181, 2013. Disponível em: https://regepe.org.br/regepe/article/view/137. Acesso em: 10 abr. 2022.

FACULDADE ANTONIO MENEGHETTI. Plano de Desenvolvimento Institucional. Recanto Maestro: Faculdade Antonio Meneghetti, 2007.

FACULDADE ANTONIO MENEGHETTI. Plano de Desenvolvimento Institucional. Recanto Maestro: Faculdade Antonio Meneghetti, 2022.

FACULDADE ANTONIO MENEGHETTI. Website da Faculdade Antonio Meneghetti, c2022. Homepage. Disponível em: https://faculdadeam.edu.br/. Acesso em: 10 abr. 2022.

FACULDADE ANTONIO MENEGHETTI. Website do Recanto Maestro. c2021. Homepage. Disponível em: https://www.recantomaestro.com. Acesso em 22 jun. 2022.

FILATRO; CAVALCANTI. Metodologias inov-ativas: Na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Uni, 2018.

FRANCO, M. A. S. Relações do docente-bacharel do ensino superior com o saber didático-pedagógico: dissonâncias e rupturas entre saberes e práticas. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, set./dez. 2016. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3170. Acesso em 14 jun. 2022.

FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Posicionamento Institucional. Anais II Cong. Int. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2016.

GUERRA-BÁEZ. Una revisión panorámica al entrenamiento de las habilidades blandas en estudiantes universitários. Psicologia Escolar e Educacional. v. 23, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/YyZgKBY9JLVXnCDKMNc7nqc/?lang=es. Acesso em: 10 abr. 2022.

HENDARMAN, A. F.; CANTNER, U. Soft skills, hard skills, and individual innovativeness. Eurasian Business Review. v. 8, Jun/2018. Disponível em: https://link-springer-com.ez47.periodicos.capes.gov.br/article/10.1007/s40821-017-0076-6. Acesso em: 10 abr. 2022. Horizonte, 10 de abril de 2011.

HOFFMAN, G. O futuro da educação. Exposição oral. In: IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia Para a Sociedade Futura: Formação & Tecnologia Humana. 2021a.

HOFFMAN, G. O Futuro da Educação e o Desenvolvimento das Competências do Séc XXI. Webinar. 2021b. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/documentos/GustavoHoffman_seminario_27_04_21.pdf. Acesso em: 14 jun. 2022.

LEISTER, W. et al. Strengthening Engagement in Science Understanding with Learning Trails. Multimodal Technologies and Interaction. v. 3, n. 3, 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/2414-4088/3/3/48. Acesso em: 12 abr. 2022.

LOPES, P.; LIMA, G. A. Estratégias de Organização, Representação e Gestão de Trilhas de Aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura. Perspectivas em Ciência da Informação. v. 24, n. 2, p. 165-195, abr./jun. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/9sY8wHY966VgpqJppyLT5Md/?lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2022.

LUIS, M. I.; CRUZ, T. D. L. T.; HUELMO, J.; LLAMAZARES, M. C.; RUIZ, E.; PALMERO, C.; JIMÉNEZ, A. Active methodologies and teaching performance: a necessary relationship in the field of education. Fourth International Conference on Higher Education Advances. 2018. Disponível em: http://ocs.editorial.upv.es/index.php/HEAD/HEAD18/paper/view/8134. Acesso em: 12 abr. 2022.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.

MENEGHETTI, A. Aprendiz Líder. 2. ed. Recanto Maestro: FOIL, 2020b.

MENEGHETTI, A. Os Jovens e a Ética Ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013a.

MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013b.

MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. 2. ed. Recanto Maestro: FOIL, 2020a.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre... A riqueza como arte de ser. 2. ed. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2021.

PERFORMANCE LÍDER. Performance Líider, c2022. Homepage. Disponível em: https://www.performancelider.com.br/. Acesso em: 22 jun. 2022.

REBELO, A. O. “Eu gosto de ser professor e gosto de crianças” - A escolha profissional dos homens pela docência na escola primária. Revista Lusófona de Educação, v. 15, n. 15, 163-173, 2010. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1531. Acesso em: 22 jun. 2022.

RASLI et al. Do Soft Skills Really Matter? In: Driving Sustainability through Business-Technology Synergy: Proceedings of the 9th International Economics and Business Management Conference (IEBMC 2019), 02-03 November, 2019, The Imperial Heritage Hotel, Melaka, Malaysia. European Publisher, 2020. Disponível em: https://www.europeanproceedings.com/article/10.15405/epsbs.2020.12.05.46. Acesso em: 10 abr. 2022.

REIMERS, F. As escolas perdem tempo ensinando habilidades que foram úteis no passado. Revista Nova Escola, São Paulo, Editora Abril, jun./jul., 2011.

SCHAEFER, R. MINELLO, I. F. Desafios contemporâneos da educação empreendedora: novas práticas pedagógicas e novos papéis de alunos e docentes. REVISTA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA (RMPE), v. 14, n. 3, p. 134-149, set./dez. 2020. Disponível em: http://www.cc.faccamp.br/ojs-2.4.8-2/index.php/RMPE/article/view/1425/pdf. Acesso em: 20 mai. 2022.

SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F. Mentalidade Empreendedora: Do Modo de Pensar ao Modo de Agir do Indivíduo Empreendedor. REGEPE, v. 6, n. 3, p. 495-524, set./dez. 2017a. Disponível em: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/422. Acesso em: 14 jun. 2022.

SCHAEFER, R. MINELLO, I. F. A Formação de Novos Empreendedores: natureza da aprendizagem e educação empreendedoras. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 11, n. 3, p. 2-20, 2017b. Disponível em: https://www.cc.faccamp.br/ojs-2.4.8-2/index.php/RMPE/article/view/1035. Acesso em: 14 jun. 2022.

SCHAEFER, R. Formação integral para o protagonismo responsável: as dimensões da formação do jovem no Recanto Maestro. Saber Humano, v. 7, n. 10, p. 32-52, jul./dez. 2017. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/222. Acesso em: 22 jun. 2022.

SCHERER, K; WAZLAWICK, P. Aprendizagem técnica e o desenvolvimento da forma mentis dos alunos de administração para uma formação profissional fundamentada em valores humanistas: um estudo introdutório. Saber Humano, v. 8, n. 12, p. 07-30, jan./jul. 2018. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/300. Acesso em: 14 jun. 2022.

SENA, K. G.; RABELO, L. G; ESCALANTE, R. D. Metodologias ativas de ensino e o impacto inovador na graduação. Revista EDaPECI – Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 18, n. 3, p. 71-79, set./dez. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/9997. Acesso em: 12 abr. 2022.

SHEK, D.; LEUNG, J.; MERRICK, J. Paradigm shift in youth development: Development of “soft skills” in adolescents. International Journal on Disability and Human Development, v. 16, n. 4, p. 337-338, 2017. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/ijdhd-2017-7001/html. Acesso em 14 jun. 2022.

SILVA, B. F. Viver a verdade na identidade: elementos de Ontopsicologia aos jovens. Revista Brasileira de Ontopsicologia – Brazilian Journal of Ontopsychology, v. 1, n. 1, p. 50-57, 25 ago. 2021. Disponível em: https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/18. Acesso em: 15 jun. 2022.

SILVA, J. F.; PENA, R. P. M. O “be-á-bá” do ensino do empreendedorismo: uma revisão da literatura sobre os métodos e práticas da educação empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6 n. 2, p. 372-401, 2017.

SITOE, R. M. Aprendizagem ao longo da vida: um conceito utópico? Comportamento Organizacional e Gestão, v. 12, n. 2, p. 283-290, 2006. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/70647789.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.

SOUSA SANTOS, B. de; ALMEIDA FILHO, N. de. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra, 2008.

SPANHOL, C. I. A.; BOER, N. Método Ontopsicológico: contribuições à formação continuada na perspectiva de professores do ensino superior. Saber Humano, v. 5, n. 7, 53-69, jul./dez. 2015. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/91/110. Acesso em: 14 jun. 2022.

TEIXEIRA, E. A. Responsabilidade, autonomia e abordagem profunda ao estudo como resultado da Pedagogia Ontopsicológica: um estudo com ingressantes universitários da Antonio Meneghetti Faculdade. Saber Humano, Edição Especial: Cadernos de Ontopsicologia, p. 94-115, fev. 2017. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/181. Acesso em 17 jun. 2022.

TSCHÁ, E. R.; CRUZ NETO, G. G. Empreendendo colaborativamente ideias, sonhos, vidas e carreiras: o caso das células empreendedoras. In: BECKER, A. R. Educação Empreendedora: a formação de futuros líderes. In: GIMENEZ, F. A. P. et. al. (org.) Educação para o empreendedorismo. Curitiba: Agência de Inovação da UFPR, 2014.

UNESCO. Tendências da educação superior para o século XXI. Brasília, DF: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, 1999.

WAZLAWICK, P.; SCHAEFER, R. Metodologias Ativas e formação empreendedora e de liderança para jovens universitários: a contribuição da Metodologia FOIL. RIC@. REVISTA INTERDISCIPLINAR CIENTÍFICA APLICADA, v. 14, p. 19-41, 2020. Disponível em: https://rica.unibes.com.br/rica/article/download/1054/822. Acesso em: 14 abr. 2022.

WAZLAWICK, P.; SCHAEFER, R.; VOLKOVA, E.; DMITRIEVA, V.; VEREITNOVA, T.; MIKHALIUK, O.; VOLKOVA, I. Ambiente formativo do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Saber Humano, v. 6, n. 9, p. 38-57, jul./dez. 2016. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/169. Acesso em: 14 jun. 2022.

WAZLAWICK, P. A Pedagogia Ontopsicológica como uma forma de Educação Transformadora: implicações para a constituição do professor inovador. Revista Mais Educação, v. 4, p. 259-282, 2021. Disponível em: https://www.revistamaiseducacao.com/artigosv4-n9-novembro-2021/21. Acesso em: 20 mai. 2022.

WAZLAWICK, P. Formação e desenvolvimento pessoal e profissional de jovens universitários: resultados da aplicação da pedagogia ontopsicológica. NUANCES, v. 28, p. 191-211, mai./ago. 2017. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/download/3769/PDF. Acesso em 14 jun. 2022.

WAZLAWICK, P. Pensiero filosofico della Cultura Umanistica come pressupposto ala Pedagogia Ontopsicologica: resultati del percorso formativo dei giovani nell’educazione universitaria. Saber Humano, v. 6, n. 8, p. 29-71, jan./jul. 2016. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/133. Acesso em: 14 jun. 2022.

Pubblicato

2022-10-12 — Aggiornato il 2023-02-27

Versioni

Come citare

Schaefer, R., Wazlawick, P., & Prado da Silva, B. (2023). O passo adiante das hard e soft skills: a novidade da FOIL na formação universitária. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 2(2), 39–58. Recuperato da https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/41 (Original work published 12 ottobre 2022)