Docência no Ensino Superior: contribuições de professores com formação no método ontopsicológico

Autores

  • Carmen Ivanete D'Agostini Spanhol
  • Noemi Boher

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo relatar como professores do Ensino Superior, com formação no método ontopsicológico desempenham suas atividades de sala de aula. Para isso, na metodologia foi utilizada abordagem de cunho qualitativa processada por meio da análise fenomenológica. Os participantes da pesquisa foram seis professores universitários, de ambos os sexos, com tempo variável de experiência profissional no ensino superior, desenvolvido no contexto nacional e internacional. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista em profundidade, de caráter narrativo. Como resultado, observou-se que com a formação no método ontopsicológico, o educador adquire instrumentos que lhe permitem ultrapassar a reflexão e estar em constante reflexão-ação a cada novo fazer que coloca em prática. Ao agir compreende de imediato o retorno das reações, o que lhe possibilita a nova ação em conformidade com a realidade referente ao momento, naquele contexto.

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Biografia do Autor

Carmen Ivanete D'Agostini Spanhol

Doutora em Educação pela Universidad del Mar (UDELMAR – Chile/Revalidação UFSCar – Brasil). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU – Rússia). Pós-graduada no MBA Business Intuition: o Empreendedor e a Cultura Humanista pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Bacharel em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Professora da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

Noemi Boher

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU – Rússia). Especialista em Prevenção do Meio Ambiente pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Ciências, Licenciatura Plena em Biologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (DOMBOSCO). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora da Universidade Franciscana (UFN). Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguaie das Missões (URI)

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Spanhol, C. I. D., & Boher, N. (2022). Docência no Ensino Superior: contribuições de professores com formação no método ontopsicológico. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 2(3), 24–39. Recuperado de https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/58