A DINÂMICA ONTOLÓGICA COMO MOVIMENTO DO EM SI ÔNTICO
DOI:
https://doi.org/10.18815/revbo.v4i06.113Palavras-chave:
Ontopsicologia, Filosofia, ontologiaResumo
Na nossa existência percebemos um movimento interior contínuo e dinâmico, chamamos ele de muitos modos, “diálogo interior”, “quero ficar comigo mesmo”, “o Em Si profundo” etc., com grande risco de ler uma dicotomia interior. Mas como flui a minha interioridade? Como consigo permanecer uno e ao mesmo tempo compreender a mim mesmo, o ambiente no qual estou imerso, a minha história e a direção que quero dar à minha existência? Este artigo quer investigar exatamente estas passagens para poder conscientizar o leitor da maravilha que somos e de como é possível conhecer a própria autóctise histórica com evidência. Não obstante, este artigo não pretende ser exaustivo, seria impossível em poucas linhas resumir um saber tão amplo, mas quer suscitar a curiosidade do leitor por meio de algumas passagens ontológicas basilares, para que possa ele mesmo investigar a própria interioridade: a investigação de mim, em alguma medida, é a investigação do todo. A comunicação ontológica, a possibilidade ontológica, dizem a grandeza da dignidade humana, qualquer redução é afastar-se desta possibilidade, é negar o próprio bem. Para compreender o homem não podemos partir do passado nem do futuro (evolução biológica, social, cultural), mas do presente. “Anima est quodammodo omnia”, o espírito do homem é, de algum modo, tudo.
Downloads
Referências
BONAVENTURAE, S. Collationes de decem praeceptis. In: Opera Omnia, vol. V. Florença: 1891.
BONAVENTURAE, S. Liber II. Sententiarum. In: Opera theologica selecta, vol. II. Florença: Ex Typographia Collegii S. Bonaventurae, 1938.
BONAVENTURAE, S. Breviloquium. In: Opera theologica selecta, vol. V. Florença: Ex Typographia Collegii S. Bonaventurae, 1964.
BONAVENTURAE, S. Liber II. Sententiarum. In: Opera theologica selecta, vol. V. Florença: Ex Typographia Collegii S. Bonaventurae, 1964.
ESPOSITO, C.; PORRO, P. “Quaestio” X [2007]. In: La materia. Brepols-Pagina, 2008.
MAGNO, A. De causis et processu universitatis. In: Opera Omnia, t. XVII, pars II. Münster: ed. W. Fauser, 1993.
MENEGHETTI, Antonio. A imagem alfabeto da energia. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2016.
MENEGHETTI, Antonio. O Em Si do homem. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
MENEGHETTI, Antonio. A crise do valor existencial no Isomaster (Parte 2). 2001. Vídeo inédito.
ORDINATIO o Opus Oxoniense. Texto revisado por Duns Scotus da Lectura, livros 1 e 2, verão 1300-1302, livros 3 e 4, 1303-1304.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ontopsicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.