O IMPACTO DE MUDANÇAS PESSOAIS NA ATUAÇÃO DOCENTE E NA ESCOLHA PELA DOCÊNCIA

Autores

  • Leandro Marcos Lassen Instituto Federal do Mato Grosso / Universidade Federal do Pampa
  • Carmen Ivanete D’Agostini Spanhol Faculdade Antonio Meneghetti / Universidad del Mar

Palavras-chave:

Ontopsicologia, docência, estilo de vida, miricismo cotidiano

Resumo

Em tempos que a profissão de professor muitas vezes não é valorizada, este estudo visa analisar a percepção de professores que cursam a Especialização em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti, de Restinga Sêca, RS, sobre o impacto de mudanças pessoais na atuação docente e na escolha pela docência. Esta pesquisa é do tipo qualitativa, a amostra deste trabalho é composta por cinco alunos do curso de Especialização em Ontopsicologia, mais um professor do mesmo curso. Os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada escrita através de um formulário online. O perfil dos respondentes mostrou-se diverso em relação ao tempo de atuação docente e ao nível de ensino em que atuam, tendo o estudo da Ontopsicologia como ponto comum. Todos os respondentes afirmaram que o estudo e a prática da Ontopsicologia impactou em aspectos do miricismo cotidiano e de estilo de vida, afirmando também a relação direta do estilo de vida do professor com sua atuação docente. Quanto às necessidades de formação, além do conhecimento técnico de suas áreas, reconhecem a importância de serem indivíduos autênticos, de buscarem o conhecimento de si mesmos e terem um estilo de vida condizente com o seu projeto de natureza.

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Biografia do Autor

Leandro Marcos Lassen, Instituto Federal do Mato Grosso / Universidade Federal do Pampa

Mestre em Ensino de Línguas (UNIPAMPA). Professor (IFMT).

Carmen Ivanete D’Agostini Spanhol, Faculdade Antonio Meneghetti / Universidad del Mar

Doutora em Educação (UDELMAR/Chile). Professora (AMF).

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

Lassen, L. M., & Ivanete D’Agostini Spanhol, C. (2024). O IMPACTO DE MUDANÇAS PESSOAIS NA ATUAÇÃO DOCENTE E NA ESCOLHA PELA DOCÊNCIA. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 4(5), 73–84. Recuperado de https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/86