COMO “FABRICAR” UM PROFESSOR DE ONTOPSICOLOGIA? UMA PESQUISA SOBRE O ESTUDO, A APLICAÇÃO E O ENSINO DA ONTOPSICOLOGIA
Palavras-chave:
Professor de Ontopsicologia; Didática Ontopsicológica; Pedagogia Ontopsicológica; Ciência InterdisciplinarResumo
O presente trabalho tem por problema de pesquisa a seguinte indagação: qual é o percurso formativo de um docente de Ontopsicologia, para aprender e aplicar a Ciência Ontopsicológica e para poder ensiná-la a estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior? Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratório com docentes da Antonio Meneghetti Faculdade. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas roteirizadas e semiestruturadas, que foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Para a análise, foram usadas quatro categorias a priori, sendo: 1) conhecimento técnico e estilo de vida; 2) vocação para a docência; 3) postura do professor e relação professor-aluno; 4) recursos e práticas didáticas, essas categorias à luz da Ontopsicologia. A análise dos resultados permitiu evidenciar o percurso de formação docente e ensino da Ontopsicologia como novidade nas práticas didático-pedagógicas atuais.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70, 2016.
BUONANNO, Enrico. A Fabricação da Ontopsicologia. Revista Nova Ontopsicologia, ano XXIV, n. 1. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006.
CAROTENUNO, Margherita. A Paideia Ôntica dos Sumérios a Meneghetti. Recanto Maestro-RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, Antonio. Antonio Meneghetti sobre… Isomaster: como empresário do Ser. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2018.
MENEGHETTI, Antonio. Sistema e Personalidade. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019a.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019b.
SERAMIM, Ronaldo Jose. WALTER, Silvana Anita. O que Bardin diz que os autores não mostram? Estudo das produções científicas brasileiras do período de 1997 a 2015. Administração: Ensino e Pesquisa. Rio de Janeiro-RJ, 2017.
VYGOTSKY, Lev. Psicologia Pedagógica. Martins Fontes, São Paulo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ontopsicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.