O IMPACTO DE MUDANÇAS PESSOAIS NA ATUAÇÃO DOCENTE E NA ESCOLHA PELA DOCÊNCIA

Authors

  • Leandro Marcos Lassen Instituto Federal do Mato Grosso / Universidade Federal do Pampa
  • Carmen Ivanete D’Agostini Spanhol Faculdade Antonio Meneghetti / Universidad del Mar

Keywords:

Ontopsicologia, docência, estilo de vida, miricismo cotidiano

Abstract

Em tempos que a profissão de professor muitas vezes não é valorizada, este estudo visa analisar a percepção de professores que cursam a Especialização em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti, de Restinga Sêca, RS, sobre o impacto de mudanças pessoais na atuação docente e na escolha pela docência. Esta pesquisa é do tipo qualitativa, a amostra deste trabalho é composta por cinco alunos do curso de Especialização em Ontopsicologia, mais um professor do mesmo curso. Os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada escrita através de um formulário online. O perfil dos respondentes mostrou-se diverso em relação ao tempo de atuação docente e ao nível de ensino em que atuam, tendo o estudo da Ontopsicologia como ponto comum. Todos os respondentes afirmaram que o estudo e a prática da Ontopsicologia impactou em aspectos do miricismo cotidiano e de estilo de vida, afirmando também a relação direta do estilo de vida do professor com sua atuação docente. Quanto às necessidades de formação, além do conhecimento técnico de suas áreas, reconhecem a importância de serem indivíduos autênticos, de buscarem o conhecimento de si mesmos e terem um estilo de vida condizente com o seu projeto de natureza.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leandro Marcos Lassen, Instituto Federal do Mato Grosso / Universidade Federal do Pampa

Mestre em Ensino de Línguas (UNIPAMPA). Professor (IFMT).

Carmen Ivanete D’Agostini Spanhol, Faculdade Antonio Meneghetti / Universidad del Mar

Doutora em Educação (UDELMAR/Chile). Professora (AMF).

References

BRASIL. MEC/CNE. Parecer CNE/CP n.o 22/2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, 2019a.

BRASIL. MEC/CNE. Resolução CNE/CP n.o 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, 2019b.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CHIKOTA, H. O líder, o miricismo cotidiano, a vantagem e a auto-sabotagem. In

MENEGHETTI, A. Atos do Congresso Business Intuition 2004. São Paulo, FOIL, 2007, p. 179-183.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Paris, UNESCO, 1996.

FLORÊNCIO, G. H.; HERMES, P. H.; WAZLAWICK, P.; SCHAEFER, R. Como “fabricar” um professor de Ontopsicologia? Uma pesquisa sobre o estudo, a aplicação e o ensino da Ontopsicologia. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, v. 2, n. 3, 07-23, 2022. Disponível em: https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/51.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2022.

MENEGHETTI, A. Os velhos hábitos que persistem no empreendedor. In: Psicologia Empresarial. 1. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, B. F. Viver a verdade na identidade: elementos de Ontopsicologia aos jovens. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, v. 1, n. 1, 2021, 50-57. Disponível em: https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/18.

SOARES, J. O miricismo cotidiano. In: Saber Humano, v. 8, n. 12, p. 174-176, 2018.

SPANHOL, C. Formação de professores e o método ontopsicológico. Appris Editora, 2022.

Published

2024-07-02

How to Cite

Lassen, L. M., & Ivanete D’Agostini Spanhol, C. (2024). O IMPACTO DE MUDANÇAS PESSOAIS NA ATUAÇÃO DOCENTE E NA ESCOLHA PELA DOCÊNCIA. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 4(5), 73–84. Retrieved from https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/86