O negócio como contraposição ao líder: ensaio teórico para um novo modelo de gestão empresarial

Authors

  • Josiane Barbieri AMF/PUC-SP

Keywords:

Ontopsicologia, liderança, gestão empresarial

Abstract

O artigo apresenta uma analogia teórica entre o subtítulo ‘A existência como
contradição do ser’, do Manual de Ontopsicologia, de Meneghetti (2022, p. 487-490), e
a liderança empresarial, bem como os princípios para um novo modelo de gestão,
baseados nesta analogia. Inicia-se com uma parte introdutória, onde são apresentadas as
definições e premissas sobre a figura do líder, conforme a ótica ontopsicológica (2013),
as quais nortearão a analogia que é cumprida na segunda parte. A empresa, a seguir,
passa a delinear-se como o exercício da contradição do líder. Na terceira parte é
apresentada a analogia empresarial: quando o negócio existe como formalização e
estruturação fenomenológica do escopo liderístico, cada um destes processos
contemporaneamente é e não é, pois a inteligência do líder não se identifica,
sucessivamente, em nenhuma estrutura organizacional. Em base a esta analogia, na
quarta parte, são apresentados os princípios que poderão comportar as mudanças e
adaptações, contínuas e necessárias, para que líder e fenomenologia empresarial sejam
vencedores na conjuntura socioeconômica e mercadológica. Estes princípios, por sua
vez, geram um modelo de administração baseado em cinco critérios: funcionalidade,
correspondência do corpo dirigente com o escopo do líder, univocidade entre as partes
que compõe a empresa, controle sobre o objetivo e supressão das distorções. Como
conclusão, é verificado o negócio como propedêutico ao líder. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Josiane Barbieri, AMF/PUC-SP

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Uuniversidade Católica de São Paulo (2011). Professora Convidada
MBA Antonio Meneghetti Faculdade. Pós Graduação Stricto Sensu pela Universidade Estatal de São
Petersburgo - Rússia (2003). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul (1986), especialização em Psicoterapia da Adolescência (1989) e Psicologia Social (1993)
pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

References

BARNABEI, P. Intuição e Racionalidade. In: International Congress Business Intuition, 28 de outubro a 2 de novembro de 2004, Riga - Letônia. Atos do Congresso Business Intuition. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013, p. 86 - p.93.

MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editora Universitária, 2022.

MENEGHETTI, A. O Aprendiz Líder. São Paulo: FOIL, 2005.

MENEGHETTI, A. O Em Si do Homem. 5.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editora Universitária, 2015.

Published

2022-10-12

How to Cite

Barbieri, J. (2022). O negócio como contraposição ao líder: ensaio teórico para um novo modelo de gestão empresarial. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 2(2), 77–90. Retrieved from https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/43