COMO “FABRICAR” UM PROFESSOR DE ONTOPSICOLOGIA? UMA PESQUISA SOBRE O ESTUDO, A APLICAÇÃO E O ENSINO DA ONTOPSICOLOGIA

Authors

  • Gustavo Henrique Florêncio AMF
  • Pedro Henrique Hermes AMF/UNISC
  • Patricia Wazlawick AMF
  • Ricardo Schaefer AMF

Keywords:

Professor de Ontopsicologia; Didática Ontopsicológica; Pedagogia Ontopsicológica; Ciência Interdisciplinar

Abstract

O presente trabalho tem por problema de pesquisa a seguinte indagação: qual é o percurso formativo de um docente de Ontopsicologia, para aprender e aplicar a Ciência Ontopsicológica e para poder ensiná-la a estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior? Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratório com docentes da Antonio Meneghetti Faculdade. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas roteirizadas e semiestruturadas, que foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Para a análise, foram usadas quatro categorias a priori, sendo: 1) conhecimento técnico e estilo de vida; 2) vocação para a docência; 3) postura do professor e relação professor-aluno; 4) recursos e práticas didáticas, essas categorias à luz da Ontopsicologia. A análise dos resultados permitiu evidenciar o percurso de formação docente e ensino da Ontopsicologia como novidade nas práticas didático-pedagógicas atuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gustavo Henrique Florêncio, AMF

Pós-graduando em Especialização em Ontopsicologia, Pós-graduado no MBA Business Intuition Identidade Empresarial e graduado no Bacharelado em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Fundador e CEO da Agência Acaddy Design. Atualmente é monitor nas disciplina FOIL - Formação Empreendedora e Liderança (AMF), gestor criativo de comunicação da Performance Líder e da Ontopsicologia Brasil, projetos da Associação Brasileira de Ontopsicologia (ABO), e produtor audiovisual da Fundação Antonio Meneghetti. 

Patricia Wazlawick, AMF

Possui Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2010), na Linha de Pesquisa Constituição do Sujeito, Relações Estéticas e Processos de Criação. Pós-Doutoranda em Informática em Saúde (UFSC), desenvolvendo estudo a respeito da temática do que são soft skills, sua relação com a saúde mental, como desenvolvê-las no contexto acadêmico-universitário e a organização de uma ontologia das soft skills requeridas para o profissional de TI nos contextos pós-pandemia. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2004), na Linha de Pesquisa Processos Psicossociais. Especialista pós-graduada em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Saint-Petersburg State University (Universidade Estatal de São Petersburgo, SPbU, 2012-2014), Rússia. Especialista pós-graduada em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF, 2011-2014). Especialista pós-graduada em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Especialista pós-graduada em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas na PUCRS. Graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2000). É professora da Faculdade Antonio Meneghetti no Bacharelado em Ontopsicologia, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Lic. em Pedagogia e nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia. É Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF. Pesquisadora e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Especialização. Integrante do Programa de Pós-Graduação da AMF. Integrante do Projeto Escola de Inovações Pedagógicas. 

Ricardo Schaefer, AMF

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Comunicação Midiática pela UFSM, Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Cidade São Paulo (UNICID) e em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo, Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Atualmente é Editor da Revista Performance Líder, Coordenador FOIL - Formação Empreendedora e Liderança da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), e professor nos cursos Graduação, Especialização e MBA da AMF.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICOLOGIA. A Essência da Ontopsicologia, 2020. Disponível em: http://www.onto.net.br/index.php?title=A_ essência_da_Ontopsicologia #4. Acesso em 26 jun. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70, 2016.

BUONANNO, Enrico. A Fabricação da Ontopsicologia. Revista Nova Ontopsicologia, ano XXIV, n. 1. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006.

CAROTENUNO, Margherita. A Paideia Ôntica dos Sumérios a Meneghetti. Recanto Maestro-RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, Antonio. Antonio Meneghetti sobre… Isomaster: como empresário do Ser. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2018.

MENEGHETTI, Antonio. Sistema e Personalidade. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019a.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019b.

SERAMIM, Ronaldo Jose. WALTER, Silvana Anita. O que Bardin diz que os autores não mostram? Estudo das produções científicas brasileiras do período de 1997 a 2015. Administração: Ensino e Pesquisa. Rio de Janeiro-RJ, 2017.

VYGOTSKY, Lev. Psicologia Pedagógica. Martins Fontes, São Paulo, 2010.

Published

2022-12-29

How to Cite

Florêncio, G. H. ., Hermes, P. H., Wazlawick, P., & Schaefer, R. . (2022). COMO “FABRICAR” UM PROFESSOR DE ONTOPSICOLOGIA? UMA PESQUISA SOBRE O ESTUDO, A APLICAÇÃO E O ENSINO DA ONTOPSICOLOGIA. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 2(3), 07–23. Retrieved from https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/51