HOW TO “MANUFACTURE” AN ONTOPSYCHOLOGY TEACHER? A RESEARCH ON THE STUDY, APPLICATION AND TEACHING OF ONTOPSICOLOGY

Autori

  • Gustavo Henrique Florêncio AMF
  • Pedro Henrique Hermes AMF/UNISC
  • Patricia Wazlawick AMF
  • Ricardo Schaefer AMF

Parole chiave:

Ontopsychology Professor; Ontopsychological Didactics; Ontopsychological Pedagogy; Interdisciplinary Science.

Abstract

The present work has as its research problem the following question: what is the formative path of an Ontopsychology teacher, to learn and apply Ontopsychological Science and to be able to teach it to undergraduate students of a Higher Education Institution? To achieve this objective, an exploratory research was carried out with professors from Antonio Meneghetti Faculdade. For data collection, scripted and semi-structured interviews were carried out, which were transcribed and submitted to content analysis. The analysis used four a priori categories, namely: 1) technical knowledge and lifestyle; 2) vocation for teaching; 3) teacher posture and teacher-student relationship; 4) didactic resources and practices, these categories in the light of Ontopsychology. The analysis of the results made it possible to highlight the path of teacher training and teaching of Ontopsychology as a novelty in current didactic-pedagogical practices.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Gustavo Henrique Florêncio, AMF

Pós-graduando em Especialização em Ontopsicologia, Pós-graduado no MBA Business Intuition Identidade Empresarial e graduado no Bacharelado em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Fundador e CEO da Agência Acaddy Design. Atualmente é monitor nas disciplina FOIL - Formação Empreendedora e Liderança (AMF), gestor criativo de comunicação da Performance Líder e da Ontopsicologia Brasil, projetos da Associação Brasileira de Ontopsicologia (ABO), e produtor audiovisual da Fundação Antonio Meneghetti. 

Patricia Wazlawick, AMF

Possui Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2010), na Linha de Pesquisa Constituição do Sujeito, Relações Estéticas e Processos de Criação. Pós-Doutoranda em Informática em Saúde (UFSC), desenvolvendo estudo a respeito da temática do que são soft skills, sua relação com a saúde mental, como desenvolvê-las no contexto acadêmico-universitário e a organização de uma ontologia das soft skills requeridas para o profissional de TI nos contextos pós-pandemia. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2004), na Linha de Pesquisa Processos Psicossociais. Especialista pós-graduada em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Saint-Petersburg State University (Universidade Estatal de São Petersburgo, SPbU, 2012-2014), Rússia. Especialista pós-graduada em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF, 2011-2014). Especialista pós-graduada em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Especialista pós-graduada em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas na PUCRS. Graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2000). É professora da Faculdade Antonio Meneghetti no Bacharelado em Ontopsicologia, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Lic. em Pedagogia e nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia. É Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF. Pesquisadora e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Especialização. Integrante do Programa de Pós-Graduação da AMF. Integrante do Projeto Escola de Inovações Pedagógicas. 

Ricardo Schaefer, AMF

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Comunicação Midiática pela UFSM, Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Cidade São Paulo (UNICID) e em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo, Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Atualmente é Editor da Revista Performance Líder, Coordenador FOIL - Formação Empreendedora e Liderança da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), e professor nos cursos Graduação, Especialização e MBA da AMF.

Riferimenti bibliografici

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICOLOGIA. A Essência da Ontopsicologia, 2020. Disponível em: http://www.onto.net.br/index.php?title=A_ essência_da_Ontopsicologia #4. Acesso em 26 jun. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70, 2016.

BUONANNO, Enrico. A Fabricação da Ontopsicologia. Revista Nova Ontopsicologia, ano XXIV, n. 1. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2006.

CAROTENUNO, Margherita. A Paideia Ôntica dos Sumérios a Meneghetti. Recanto Maestro-RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, Antonio. Antonio Meneghetti sobre… Isomaster: como empresário do Ser. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2018.

MENEGHETTI, Antonio. Sistema e Personalidade. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019a.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019b.

SERAMIM, Ronaldo Jose. WALTER, Silvana Anita. O que Bardin diz que os autores não mostram? Estudo das produções científicas brasileiras do período de 1997 a 2015. Administração: Ensino e Pesquisa. Rio de Janeiro-RJ, 2017.

VYGOTSKY, Lev. Psicologia Pedagógica. Martins Fontes, São Paulo, 2010.

Pubblicato

2022-12-29

Come citare

Florêncio, G. H. ., Hermes, P. H., Wazlawick, P., & Schaefer, R. . (2022). HOW TO “MANUFACTURE” AN ONTOPSYCHOLOGY TEACHER? A RESEARCH ON THE STUDY, APPLICATION AND TEACHING OF ONTOPSICOLOGY . Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 2(3), 07–23. Recuperato da https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/51