A IDENTIDADE COMO PONTO DE REFERÊNCIA PARA ESCOLHAS CÔNGRUAS NO MIRICISMO COTIDIANO

Autores

  • Laurem Silveira Faculdade Antonio Meneghetti
  • Annalisa Cangelosi Faculdade Antonio Meneghetti / Università degli Studi di Roma "La Sapienza"

Palavras-chave:

miricismo cotidiano, tempo livre, identidade, responsabilidade, Ontopsicologia

Resumo

No tempo livre, nós jovens somos mais suscetíveis a não nos dedicarmos a fazer o que é vantajoso ao crescimento pessoal e profissional: deixando de focar no que realmente importa no aqui e agora, é fácil cairmos em distrações. Isso se dá por não possuirmos o conhecimento da própria identidade e não sabermos o que escolher para ser feito. A Ciência Ontopsicológica traz o conceito de miricismo cotidiano como uma prática que visa à atenção aos pequenos afazeres da nossa existência, e pela constância da mesma é possível o autoconhecimento, trazendo como consequência o saber qual é a escolha própria de cada situação, tendo como ponto de partida o critério organísmico. À vista disso, trataremos nesta matéria como o miricismo cotidiano possibilita conhecer a própria identidade para saber escolher o que é útil a si mesmo, em cada momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurem Silveira, Faculdade Antonio Meneghetti

Graduanda em Ontopsicologia (AMF).

Annalisa Cangelosi, Faculdade Antonio Meneghetti / Università degli Studi di Roma "La Sapienza"

Doutora em Pedagogia Experimental (Università degli Studi di Roma La Sapienza/Itália), Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo/Rússia), Especialista em Ciências Motoras e Esportivas e Bacharela em Educação Física (Università degli Studi di Roma Foro Italico/Itália). Professora e pesquisadora (AMF).

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução e notas: Luciano Ferreira de Souza. São Paulo: Martin Claret, 2015.

CHIKOTA, H. O líder, o miricismo cotidiano, a vantagem e a auto-sabotagem. In: MENEGHETTI, Antonio. Atos do Congresso Business Intuition. 2. ed. São Paulo: FOIL, 2013. p. 175-179.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… Jovens e Realidade Cotidiana. 2. ed. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2020a.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… Falando aos jovens. Vol. III. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2020b.

MENEGHETTI, A. O projeto homem. 3. ed. Recanto Maestro Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.

MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. 2. ed. Recanto Maestro: FOIL, 2020c.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2021a.

MENEGHETTI, A. Da consciência ao ser: como impostar a filosofia do futuro. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… A riqueza como arte de ser. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2021b.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2022.

MENEGHETTI, A. OntoArte: o Em Si da Arte. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2020d.

PRADO, A. Adélia Prado – 24/03/2014. YouTube, 19/03/2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6E2afhdOogI&t=1204s. Acesso em: 22 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

Silveira, L., & Cangelosi, A. (2024). A IDENTIDADE COMO PONTO DE REFERÊNCIA PARA ESCOLHAS CÔNGRUAS NO MIRICISMO COTIDIANO. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 4(5), 24–33. Recuperado de https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/84