A DINÂMICA DA VIDA E O VESTIR-SE: REFLEXÕES SEGUNDO A CONTRIBUIÇÃO DA ONTOPSICOLOGIA
Palavras-chave:
vestir, líder, moda, estilo, OntopsicologiaResumo
Na cultura da civilização moderna atual, vestir-se é uma ação que se faz necessária diariamente. Cada pessoa com seus particulares possui um estilo de vida, um gosto próprio, uma personalidade e um grau de refinamento estético, de maneira que isso influencia no seu modo de se vestir e se posicionar cotidianamente. Voltado para o âmbito profissional, o presente estudo objetiva abordar como a pessoa-líder, de forma útil e funcional pode utilizar da vestimenta para alcançar bons resultados no seu dia a dia, colocando a imagem pessoal ao seu favor. Deste modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que aborda o tema da moda, do vestir-se e da imagem pessoal, que é tão relevante em um momento em que a imagem na era digital e contemporânea tem se tornado muito significativa. O estudo traz como principal referência teórica as contribuições vindas da Ciência Ontopsicológica, que dialogam com o pensamento de outros autores, visto que, antes de administrar bem algo, é preciso conhecer e administrar a si mesmo de modo inteligente a valorizar a pessoa e os seus relacionamentos pessoais e profissionais.
Downloads
Referências
MENEGHETTI, A. Psicologia do Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
MENEGHETTI, A. OntoArte: O Em Si da Arte. Florianópolis: Ontopsicológica Editrice, 2003.
MENEGHETTI, A. Jovens e Realidade Cotidiana. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.
MENEGHETTI, A. A Riqueza como Arte de Ser. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2016.
FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Ontopsicologia: Ciência Interdisciplinar – vol. III. Recanto Maestro, Fundação Antonio Meneghetti, 2017.
AMANTINO, B. Estética como Reforço da Própria Identidade. São Petersburgo – RU, 2014.
FISCHER-MIRKIN, T. O Código do Vestir: Os Significados Ocultos da Roupa Feminina. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2001.
MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti e a Moda OntoArte. Recanto Maestro: AM STILE BRASIL, Edição Especial 10 anos.
MICHAELIS, Moderno Dicionário Inglês-português, Português-inglês. 2. ed. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 2006.
FLORIANI, F. M.; MARCANTE, M. D. S.; BRAGGIO, L. A. Auto-estima e auto-imagem: A relação com a estética, 2014.
CORREIA, T. S.; BARRETO, S. M. C. Estratégias de Estilo: Na Construção da Marca Pessoal, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22408/reva50202085436-45.
MAXIMIANO, T. D. Visagismo, Estilo Pessoal e Consumo. 2019. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8692.
MARANHÃO, J. M. A.; GONÇALVES, L. P. D. A importância da imagem pessoal para diferenciação do empreendedor criativo no mercado de trabalho. Revista Belas Artes, v. 29, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/399.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ontopsicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.