DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DA AMF A PARTIR DA METODOLOGIA FOIL

Autores

  • Jessica Taís Abich Faculdade Antonio Meneghetti
  • Patrícia Wazlawick Faculdade Antonio Meneghetti

Palavras-chave:

egressos, resultados profissionais, Metodologia FOIL, Faculdade Antonio Meneghetti

Resumo

Este estudo apresenta como a Metodologia FOIL contribui para o desenvolvimento profissional de egressos da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Este estudo parte de uma pesquisa longitudinal, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com os egressos da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Possui como objetivo geral investigar quais são os resultados pessoais e profissionais dos egressos da Graduação da AMF, por meio da Metodologia FOIL. A coleta de informações ocorreu através de um questionário aplicado com os ex-alunos dos cursos de Direito, Administração, Sistemas de Informação e Ontopsicologia. A partir da pesquisa realizada e dos dados coletados observa-se que a proposta de formação através da metodologia FOIL é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Nas respostas dos egressos foi possível evidenciar como a educação centrada no aluno se torna um diferencial na construção acadêmica do jovem, principalmente quando se trata do saber fazer + saber ser, em que se aprende sobre o potencial natural intrínseco a cada indivíduo e a competência competitiva. Juntamente com a proposta dos cinco pilares de formação da AMF (Estudo, Trabalho, Alta Moralidade, Ciência Ontopsicológica e Internacionalidade), proporciona-se ao jovem uma lógica de formação que o torna responsável pela sua própria construção de sucesso, pois desde a graduação entendem a importância de conquistar a própria autonomia, através do trabalho e daquilo que melhor sabem fazer, e depois buscando contínuo aperfeiçoamento do seu potencial, para se tornar referência, sem esquecer que são os pequenos detalhes da vida que nos movem, tudo o que acontece no aqui e agora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Taís Abich, Faculdade Antonio Meneghetti

Especialista em Ontopsicologia (AMF).

Patrícia Wazlawick, Faculdade Antonio Meneghetti

Pós-Doutoranda em Informática em Saúde (UFSC), Doutora em Psicologia (UFSC), Mestre em Psicologia (UFPR), Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia), Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF), Especialista em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização (PUCRS), Graduada em Musicoterapia (FAP-PR). Coordenadora e Professora do Bacharelado em Ontopsicologia (AMF), Professora do Bacharelado em Sistemas de Informação (AMF).

Referências

ABICH, J. A importância do estilo de vida para desempenho no trabalho e na carreira profissional de jovens: um estudo na área da Administração e da Ontopsicologia. Restinga Sêca, 2020. Disponível em: http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/discover. Acesso em: 19 ago. 2023.

ACCORSI, A. Self Skills: A chave para a liderança. São Paulo, SP: Literare Books Internacional, 2023.

AMF. Institucional. Disponível em: https://faculdadeam.edu.br/amf/institucional.Acesso em: 03 ago. 2023.

AMF. Metodologia FOIL. 2021. Disponível em: https://faculdadeam.edu.br/amf/metodologia-foil. Acesso em 21 ago. 2023.

A SILVA, B. X. F.; CAROLINA NETO, V.; GRITTI, N. H. S. SOFT SKILLS: rumo ao

sucesso no mundo profissional. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 829-842, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.797. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/797. Acesso em: 14 ago. 2023.

BANCO MUNDIAL. Competências e Empregos: uma agenda para a juventude. Brazil, p. 39, 2018. Documento de Trabalho.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 1977.

BIASOTTO, H. Impactos da formação Ontopsicológica nos egressos da educação superior na Antonio Meneghetti Faculdade. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Internacional SEK, Santiago do Chile, 2016.

BORDALO, A. A. Estudo transversal e/ou longitudinal. Revista Paraense de Medicina Vol. 20(4) outubro-dezembro, 2006.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre. Bookman; Artmed, 2009.

GEHRKE, A. R. Pilares para a formação integral de um profissional. In: Formando Lideranças para o desenvolvimento futuro: compartilhando experiências. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.

HERRERA, C. A.; TORRES, J. C. N. Los jóvenes universitarios de ingeniería y su percepción sobre las competencias blandas. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 9, n. 18, enero-junio, 2019. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672019000100768. Acesso em: 07 set. 2023.

HOFFMANN, G. O Futuro da Educação e o Desenvolvimento das Competências do Séc XXI. ABMES, 2021. Disponível em: https://abmes.org.br/documentos/detalhe/848/gustavo-hoffmann-o-futuro-da-educacao-e-odesenvolvimento-das-competencias-do-seculo-xxi. Acesso em: 08 set. 2023.

MENEGHETTI, A. O Residence Ontopsicológico: Práxis e Filosofia Existencial. Ontopsicológica Editora Universitária. São João do Polêsine, 2016.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… Falando aos Jovens - Volume II: como colaborar de modo responsável com a obra mestra da vida, 61-65. Fundação Antonio Meneghetti, São João do Polêsine, 2019.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… Jovens e a Realidade Cotidiana: a práxis do Em Si ôntico na vida cotidiana, 289-315. Fundação Antonio Meneghetti, São João do Polêsine, 2020a.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… Falando aos Jovens - Volume III: o ponto de valor da própria vida, 95-116. Fundação Antonio Meneghetti, São João do Polêsine, 2020b.

MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. Apresentação. Restinga Sêca, FOIL, 2020c.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES. G. R. Produção Textual na Universidade. São Paulo, Parábola Editorial, 2010.

REIS, E.A.; REIS, I.A. Análise Descritiva de Dados. Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística. 1. ed. Minas Gerais, 2002. Disponível em: https://www.est.ufmg.br/portal/wp-content/uploads/2023/01/RTE-02-2002.pdf. Acesso em: 15 nov. 2023.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica: Quais são as características do enfoque qualitativo de pesquisa? In: SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Métodos de Pesquisa: metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. Cap. 1. p. 33-35.

SILVA, F. J. WAZLAWICK, P. Conexões entre formação empreendedora e soft skills em egressos do Bacharelado em Sistemas de Informação da AMF. Ontopsicologia: Ciência Interdisciplinar Volume VI. 2022, Fundação Antonio Meneghetti, São João do Polêsine/RS, 289-313, 2022.

SCHAEFER, R.; SILVA, B. P. e WAZLAWICK, P. O passo adiante das hard skills e soft skills: a novidade da FOIL na formação universitária. Revista Brasileira de Ontopsicologia, v. 2, n. 2, p. 39-56, out. 2022. Disponível em: https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/41/56. Acesso em: 08 ago. 2023.

SCHAEFER, R. Formação integral para o protagonismo responsável: as dimensões da formação do jovem no Recanto Maestro. Saber Humano,v. 7, n. 10, p. 32-52, jul./dez. 2017. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/222. Acesso em: 26 set. 2023.

WAZLAWICK, P. Para engendrar a Técnica de Personalidade: resultados da Pedagogia Ontopsicológica aplicada na formação pessoal e profissional de jovens no ensino superior universitário. Programa de Pós-Graduação, da Faculdade Antonio Meneghetti. Recanto Maestro/RS, 2014.

WAZLAWICK, P. O método ontopsicológico para jovens. Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar Volume V. 2020, Fundação Antonio Meneghetti, São João do Polêsine/RS, 105-130, 2020.

WAZLAWICK, P.; SCHAEFER, R.; SILVA, B. F. Inovação baseada em Metodologias Ativas na educação superior: Ontopsicologia e Metodologia FOIL para o desenvolvimento humano e empreendedor de jovens. Latin American Journal of Development, Curitiba, v. 3, n. 4, p. 2686-2708, jul./ago. 2021. ISSN 2674-9297.

WORLD ECONOMIC FORUM. The future of Job Report, 2018. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2018.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

WORLD ECONOMIC FORUM. Future of Job Report 2023, Insight Report, May 2023. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2023.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

Taís Abich, J., & Wazlawick, P. (2024). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DA AMF A PARTIR DA METODOLOGIA FOIL. Revista Brasileira De Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, 4(5), 34–57. Recuperado de https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/89